Os investimentos em TIC – Tecnologia da informação e comunicação – devem crescer 4,9% em 2019 no Brasil. O maior crescimento – de 10,5% – será em TI, ainda por conta de processos de transformação digital, por movimentos de substituição de tecnologias e pela venda de PCs, tablets, smartphones, impressoras e outros dispositivos.
Sem os dispositivos, o mercado de TI cresceria 6,8%. Já Telecom sofrerá um recuo de 0,3%, basicamente causado pela transição de voz para dados e por modelos de cobrança que deixaram de ser utilizados. Essas são algumas conclusões do estudo IDC Predictions Brazil 2019, realizado pela IDC Brasil.
“A dinâmica do mercado mudou, o que tende a limitar o ritmo de crescimento dos próximos anos”, diz Pietro Delai, Gerente de Consultoria e Pesquisa da IDC Brasil. Mas, segundo ele, há um amadurecimento do mercado, com as áreas de tecnologia interagindo mais com as áreas de negócios e gastando melhor, fazendo mais com menos. “As áreas de negócio pressionarão mais a TI não simplesmente pelo custo, mas para pagar pelo que efetivamente usam, cobrando mais dinamismo da TI”, acredita o gerente da IDC Brasil.