Quem não tem saudades do nosso querido ICQ? Depois de anunciar que abriria mão de sua divisão, a AOL (America On Line) finalmente “se livrou” do ICQ, vendendo-o para uma empresa russa de investimentos chamada Digital Sky Technologies (DST), um novo lar para nosso messenger. Afinal, enquanto o ICQ tem perdido a popularidade no ocidente do globo, ainda é o serviço de mensagens instantâneas líder na Rússia e outros países da região.
A AOL havia comprado o ICQ em 1998, nas mãos da desenvolvedora Mirabilis, por algo em torno de 400 milhões de dólares. Em 2001 haviam mais de 100 milhões de usuários registrados, e agora o serviço conta com somente 32 milhões, mesmo com todo o crescimento “bombástico” da Web. Desse total, 25% estão sediados na Rússia.
A DST comprou o ICQ por 187,5 milhões de dólares, bem abaixo da faixa entre 200 e 250 milhões de dólares pedidos inicialmente pela AOL, e foi uma das potenciais compradoras desde o início. Outras interessadas incluíam Naspers e Rambler media, e alguns rumores diziam que até o Google, Yahoo e Skype tinham lançado olhares em algum momento. Vida longa ao ICQ.