A IBM anunciou, em conjunto com a Canonical, um projeto intitulado LinuxOne, que consiste em mainframes equipados e operando exclusivamente com o sistema Linux. Esse anúncio caminha com uma estratégia da IBM para incentivar o uso desses mainframes para um público mais amplo.
O LinuxOne oferece uma abordagem baseada em nuvem, que inclui hardware, software e serviços baseados através de uma assinatura mensal. A IBM comercializará dois servidores com essa patente LinuxOne: Emperor e Rockhopper.
O Emperor é baseado no mainframe IBM Z13, anunciado no ínicio de 2015 e que foi projetado para um altissímo volume de transações (2,500 milhões de transações díárias com criptografia em tempo real) móveis. O processador do Z13 é equipado com 160 núcleos, oferecendo o dobro de desempenho em relação aos servidores mais comuns. O Emperor é destinado para as grandes empresas e possibilita o escalonamento de até 8 mil máquinas virtuais.
Emperor
O Rockhopper é destinado aos níveis de entrada dos setores corporativos. A IBM diz que que o sistema LinuxONE funcionará com softwares livres como Apache Spark, MariaDB, PostgreSQL e Chef.
Rockhopper
Para maiores informações acesse a página oficial do LinuxOne; https://www-03.ibm.com/systems/z/os/linux/linux-one.html#ibm-custom-id-stbolo-header