O X anunciou nessa semana a liberação do Aurora, modelo de geração de imagens integrado ao Grok 2, para todos os usuários da plataforma. A ferramenta foi disponibilizada no sábado (7) e chegou a ser desativada horas depois, mas já está disponível novamente.
Uma de suas principais características,, que tem gerado muita repercussão na web, é a possibilidade de gerar imagens sem todos os freios relacionados aos inúmeros filtros impostos por diversos serviços que tentam evitar esbarrar em questões éticas e também comerciais, com a infração de direitos autorais.
Essa característica dos serviços de geração de imagens faz com que muitas pessoas recorram a opções que rodem localmente, como o Stable Diffusion, garantindo mais liberdade criativa. Surpreendentemente, ao menos por agora, o Aurora funciona quase da mesma forma. A ferramenta tem menos barreiras quando comparada com outras opções.
Segundo o X, Aurora foi treinada com bilhões de imagens disponíveis na internet, capacitando-a a gerar representações altamente detalhadas e fiéis ao prompt. Exemplos divulgados incluem fotos fictícias de pessoas famosas, permitindo gerar alguns encontros inusitados, como o da imagem de capa desse post.
Como funciona o Aurora AI?
O Aurora AI utiliza uma rede autorregressiva capaz de processar dados multimodais — combinando texto e imagens. Além de criar fotos a partir de descrições, o modelo também permite a edição de imagens existentes, como transformar uma cena diurna em noturna ou adaptar uma paisagem para diferentes condições climáticas.
Outra funcionalidade interessante é a possibilidade de upload de fotos pessoais, permitindo que o usuário se veja ao lado de figuras famosas, ou em versões estilizadas, como caricaturas ou desenhos animados.
Limitações de formato e do número diário de imagens
O tamanho máximo das imagens é de 1024 pixels, sem suporte para formatos panorâmicos. Além disso, há censura em conteúdos específicos, como representações sexualizadas ou cenas de violência extrema. As imagens geradas também recebem uma marca d’água no canto inferior direito.
Os usuários podem enviar apenas 10 mensagens a cada duas horas, totalizando até 120 prompts por dia. Esse número vale tanto para requisições de texto quanto de geração de imagens. O acesso também só está disponível pela versão web do X, clicando no botão correspondente ao Grok no canto esquerdo da tela e depois inserindo o prompt. A ferramenta consegue interpretar comandos escritos em português.
Debate ético
Algumas pessoas brincaram com que muitas dessas imagens irão viralizar em grupos de zap, principalmente aquelas envolvendo política. Um prato cheio para risadas, mas também para tentativas de disseminação de desinformação.
Confira abaixo algumas imagens inusitadas geradas pelo Aurora que viralizaram: