IA da Meta chega ao Brasil: integrada ao WhatsApp, Instagram e Facebook

A Meta confirmou nesta quarta-feira (9) o lançamento da sua inteligência artificial que atua de maneira integrada ao WhatsApp, Instagram e Facebook. Batizada de Meta AI, a IA generativa tem a capacidade de responder perguntas e até mesmo compreender e interagir com imagens, fornecendo aos usuários informações sobre uma paisagem, por exemplo. A IA também tem a capacidade de gerar imagens.

MSGR Portuguese Brazil

A Meta também cita outras opções de ações que a IA pode realizar para exemplificar como pode ser inserida no dia a dia dos usuários:

  • Recomendar restaurantes para o encontro com amigos;
  • Ideias de lugares para conhecer ao longo do caminho em uma viagem;
  • Gerar um teste múltipla escolha para se preparar para uma prova;
  • IA imaginar a estética para criar um painel de referências com imagens geradas para se inspirar em suas compras de móveis para um novo apartamento.

Sobre a capacidade de gerar imagens, a Meta diz que você pode despertar a sua criatividade. “Você pode criar um convite personalizado e divertido para a festa de aniversário do seu filho ou combinar com seus amigos para criar imagens divertidas. E não para por aí. Descobriu uma imagem que você ama? Peça à Meta AI para animá-la ou ajustá-la com amigos, pedindo à Meta AI para alterar o prompt, afirma a companhia em nota oficial.

 

IGD Portuguese Brazil

Além do Brasil, a Meta AI, desenvolvido a partir da base de dados da Llama 3.2, também chegou a outros cinco países: Reino Unido, Filipinas, Bolívia, Guatemala e Paraguai. Com essa expansão, a Meta AI passa agora estar disponível em 43 países.

Já está disponível? Como acessar?

A liberação está acontecendo de maneira gradual, portanto, é possível que muitos usuários ainda não consigam acessar o recurso.

Para usar o serviço, basta tocar num círculo azul, localizado em alguma parte da tela das plataformas da Meta, ou digitar @MetaAI” em um chat de grupo. Além disso, a ferramenta também está disponível numa versão desktop, via site “meta.ai”.

Confusão em relação ao treinamento de dados

A liberação do MetaAI no Brasil passou por momentos de tensão entre a empresa liderada por Mark Zuckerberg e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). A associação foi contrária ao uso de dados de brasileiros para o treinamento da IA.

Segundo a autoridade, essa política de privacidade da companhia norte-americana é irregular do ponto de vista da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Esse treinamento de IA da empresa representa, para a ANPD, “riscos de dano grave e de difícil reparação aos usuários”.

No fim de agosto, a ANPD liberou o treinamento, já que a Meta concordou em seguir um Plano de Conformidade. Dentre as exigências, deixar claro notificar o usuário por e-mail e aplicativo com informações “claras e acessíveis” sobre o uso de dados pessoais para treinar IA.

Postado por
Editor-chefe no Hardware.com.br. Aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Localize algo no site!