Pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, desenvolveram o HumanPlus, robô que se encaixa na categoria humanoide e que tem como principal característica a capacidade de imitar e aprender ações humanas simplesmente observando seus movimentos. Graças a isso, o robô adquiriu a capacidade de tocar piano, praticar boxe e até mesmo jogar tênis de mesa.
HumanPlus
O Human Plus é baseado no modelo H1 da Unitree, e também uma utiliza uma única câmera RGB para capturar e reproduzir movimentos humanos em tempo real. Isso permite com que o robô execute em paralelo os movimentos de humanos que estão sendo captados pela câmera.
Segundo os pesquisadores envolvidos no projeto, o robô precisa de cerca de 40 horas de observação para aprender uma nova tarefa, para então executar a ação, passo a passo. O robô também pode executar tarefas de casa, como dobrar roupas. O tempo para executar determinada ação varia muito. Nos vídeos compartilhados pelos pesquisadores, algumas ações foram aceleradas, enquanto outras estão em tempo real.
O robô, que ainda é um protótipo, tem 1,65 de altura e é de código-aberto, o que permitirá no futuro modificar sua funcionalidade para diferentes áreas. Os pesquisadores publicaram um repositório no GitHub, facilitando a construção de um modelo semelhante, desde que possua os recursos necessários.
Custo de produção
Os pesquisadores estimam que o custo de produção de um modelo funcional de um robô como o HumanPlus é de cerca de US$ 107.945, incluindo peças específicas, como as mãos da máquina fornecidas pela Inspire-Robots.
Deixe seu comentário