O HTML5 ganhou inúmeros adeptos nos últimos anos, incluindo gigantes da tecnologia como Google apple e Microsoft. Mas a W3C, sigla de World Wide Web Consortium, que faz a supervisão dos padrões Web, incluindo o HTML5, colocou um pé no freio: a organização advertiu que a especificação ainda não está pronta para implantação em sites.
Philippe Le Hegaret, um dos líderes da W3C, disse que “o problema que estamos enfrentando agora é que já existe uma grande emoção em torno do HTML5, mas é um pouco cedo demais para implantá-lo, porque estamos enfrentando problemas de interoperabilidade. Eu não acho que [o HTML5] esteja pronto para produção ainda. O problema real é podermos fazer [o HTML5] funcionar através de vários navegadores, e no momento não é esse o caso”.
Obviamente o termo “HTML5” envolve vários quesitos, e várias partes desta especificação ainda estão nos mais diversos estágios de desenvolvimento, e portanto, nenhum navegador ainda suporta o padrão completamente. Os desenvolvedores de navegadores tem seus cronogramas próprios de implementação de variadas partes da especificação, e só as versões alpha e beta mais recentes destes possuem os maiores progressos.
O início do desenvolvimento do HTML5 se deu em 2004, e ele só estará completo em recursos no meio do próximo ano, e a ainda lá especificação não receberá a “aprovação final”; para isso, terá que se passar de 2 a 3 anos. Mesmo assim, vemos hoje muito esforço na adoção do padrão, e a interoperabilidade será um problema comum aos desenvolvedores até o HTML5 ficar pronto e aprovado, e os navegadores padronizados.
Ou seja: teremos muitos problemas nos próximos anos, e não adianta reclamar do HTML5 agora – para fazer uma análise crítica, espere ele ficar pronto 🙂