Homem paga barato em PC com i9 e RTX 4090 por um “defeito” e descobre que a solução era apenas remover um plástico

Homem paga barato em PC com i9 e RTX 4090 por um “defeito” e descobre que a solução era apenas remover um plástico

Sabe aqueles momentos em que um anúncio é bom demais para ser verdade? Algo que te faz pensar se aquilo não é um golpe? Bom, um usuário do Reddit chamado MonkeyMonkey relatou ter passado por isso, e, diferentemente de outros tantos menos afortunados, a tal oferta acabou sendo a melhor possível.

Ele contou que encontrou um anúncio de um PC gamer equipado com um Core i9 e uma RTX 4090 por um preço baixo, ele não especificou o valor, mas disse que era mais barato do que um combo de somente processador e placa de vídeo em outras lojas.

Lento igual uma carroça

A preço mais baixo foi estabelecido porque o lojista disse que o computador estava enfrentando o famoso thermal throttling, que é uma redução no desempenho devido a um “estrangulamento” térmico. Para evitar a danificação dos componentes, a performance é reduzida momentaneamente de maneira automática.

Portanto, a máquina não estava entregando tudo que poderia, na verdade, estava bem abaixo disso. Ele conta que o PC estava totalmente lento, desde a inicialização, e que as ventoinhas estavam girando a plena velocidade.  A pessoa que estava vendendo tinha dois computadores, um deles era esse com “problema”.

Mesmo assim, o usuário do Reddit resolveu arriscar. Ele comprou a máquina e tentar encontrar uma solução. O que ele não contava era que a resolução era mais básica do que qualquer um poderia imaginar.

Ele pensou que poderia ser algo relacionado com a pasta térmica. Removeu o cooler da CPU e então a surpresa. O plástico que fica sob a chapa metálica do processador não tinha sido removido. Afetando a integração entre o dissipador com a CPU, resultando em uma menor eficiência de dissipação, elevando a temperatura geral do chip.

Ele removeu o plástico, recolocou o cooler e pronto. Problema resolvido

 

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X