Um usuário do Reddit compartilhou sua aflição após deixar cair um SSD NVMe, e quebrar uma parte do conector. A pergunta que ele fez ao grupo PCMasterRace resumia o desespero: “Estou ferrado?” A comunidade rapidamente se mobilizou para ajudar, e a história viralizou.
O drama
O usuário, identificado como “kurenyan”, compartilhou a foto de um SSD com uma parte do conector quebrado. Pela imagem é possível notar que se trata de uma unidade recente, em termos do que o mercado oferece em tecnologia, já que o SSD é baseado em Gen5. Mais precisamente é o modelo Corsair MP700 Pro, disponível em 1 TB, 2 TB e 4 TB de armazenamento. O preço desse SSD no Brasil varia entre R$ 1.669 a R$ 4.799, dependendo da capacidade.
Essa unidade se caracteriza por um generoso dissipador, item que é praticamente obrigatório quando falamos de SSDs Gen5, devido ao salto de temperatura em relação a Gen 4.
Além da imagem, o usuário azarado colocou a seguinte legenda: “Maldito seja, é gen 5 e não é meu”. Devido ao impacto da queda, uma lasca do conector foi danificada, o que representa na prática um dano as trilhas que representam alguma funcionalidade para o SSD.
No caso da região em que o conector foi danificado o problema deve estar relacionado a questão da energia. E até possível que o SSD siga sendo reconhecido e funcionando, mas, dependendo de onde seja conectado, pode causar um superaquecimento na unidade quando ela for acionada para uma carga intensa de escrita de dados.
Ele chegou a comemorar compartilhando uma imagem da unidade reconhecida pelo Windows, mas um usuário destacou que é melhor ter calma na euforia:
“O SSD está faltando 3 pinos de energia e o pino que controla o clock de suspensão/hibernação. Extraia quaisquer dados necessários dele e depois pare de usá-lo porque ele não vai funcionar corretamente, especialmente sob leituras pesadas. No melhor dos casos, você terá lentidões à medida que a tensão fornecida cai sob altas cargas e, no pior, terá corrupção de dados à medida que o controlador começa a ter falta de energia e apresentar instabilidade.
E, claro, a unidade não vai se comportar corretamente quando o computador entrar em suspensão porque fisicamente não pode mais”
Reação do dono do SSD
O autor do post também compartilhou que contou ao dono do SSD o que tinha acontecido. E a reação foi a melhor possível, para o desastrado que deixou o SSD cair. O dono da unidade levou numa boa a situação e não exigiu que ele pagasse por um novo SSD.
“Até agora tudo bem, mas como esperado, o modo de suspensão não funciona. Provavelmente devido ao pino SUSCLK, como mencionado por u/Whole_Ingenuity_9902. O PC fica com a tela preta e o resto dos componentes acendem e congelam/sem resposta, nem pressionando o botão de energia funciona, diz o usuário.