A HMD Global, detentora da marca Nokia, está apostando em uma estratégia no mínimo inusitada para atrair a geração Millenial e a geração Z. A empresa está relançando o Nokia 2660, um celular simples, também conhecido como “dumbphone”, com o objetivo de atender a um público jovem que busca limitar o tempo de tela.
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Nokia 2660 foi desenvolvido com público idoso em mente
A HMD Global tenta, com essa estratégia, capitalizar na crescente tendência de “desintoxicação digital”. Grupos de jovens estão buscando maneiras de se desconectar de seus smartphones e reconectar-se com seus amigos e familiares de outras formas. A empresa relançou o Nokia 2660 em duas novas cores vibrantes, Pop Pink e Lush Green, a fim de atrair esse público.
O Nokia 2660, originalmente lançado em 2007, foi inicialmente pensado para um público mais velho. Dentre os principais recursos do aparelho, conforme destacado pela empresa na época do lançamento, estão a “tela grande”, “compatibilidade com aparelhos auditivos” e “recursos de acessibilidade”.
No entanto, a Nokia agora está mudando seu discurso, promovendo o dispositivo como uma maneira de os jovens limitarem seu tempo de tela e se reconectarem com o mundo ao seu redor.
Nokia acredita que jovens estão “se cansando” dos smartphones
O novo Nokia 2660 mantém um design de concha e apresenta uma câmera traseira para fotos no estilo lo-fi dos anos 2000. Há também uma bateria que dura semanas e, claro, o clássico jogo Snake.
A empresa acredita que o aparelho oferece uma alternativa atraente para aqueles que desejam fazer uma pausa das constantes notificações digitais, posts de mídia social e a infinita distração dos celulares modernos.
A HMD Global informou que sua participação no mercado de telefones flip dobrou de 2021 para 2022 e espera um crescimento ainda maior em 2023. A empresa também citou que vídeos no TikTok com a hashtag #bringbackflipphones acumularam 49 milhões de visualizações, sugerindo um interesse renovado nesses dispositivos.
Vai dar certo?
No entanto, a questão permanece: será que a estratégia da HMD Global de relançar um telefone simples para um público jovem será bem-sucedida? Embora exista uma crescente fadiga dos smartphones, alguns especialistas argumentam que simplesmente repaginar o discurso não será suficiente para fazer desses aparelhos a solução para a “ressaca” de iPhones e Galaxies.
Ainda assim, a HMD Global está apostando que a tendência de desintoxicação digital continuará a crescer, e que os consumidores estarão dispostos a trocar as comodidades de um smartphone moderno pela simplicidade de um “dumbphone”. Só o tempo dirá se essa aposta dará certo.
Fonte: HMD Global
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