As autoridades de Roterdã, a segunda maior cidade da Holanda, estão considerando reformar (desconstruir) uma histórica ponte da cidade para que permitir que um iate de Jeff Bezos possa sair do estaleiro em que está sendo construído.
A cidade situa-se em um importante rio afluente, região sul da Holanda, que segue em direção ao Mar do Norte através do estuário entre dos rios Reno, Mosa e Escalda.
Portanto, a prefeitura da cidade recebeu uma solicitação de uma empresa local que fabrica embarcações para remover a parte central da ponte Koningshaven — conhecida localmente como De Hef —, para que o iate de Jeff Bezos possa seguir rumo ao mar.
![Histórica ponte na Holanda será reformada para que o iate de Jeff Bezos possa passar 1 ponte parte central](https://www.hardware.com.br/300x197/filters:fill:(white):upscale:():format:(png)/@/static/wp/2022/02/04/ponte-parte-central.png?fit=scale)
Siga o Hardware.com.br no Instagram
As autoridades locais da cidade da Holanda afirmaram que a construtora naval precisa solicitar uma autorização para realizar a alteração na ponte.
A ponte Koningshaven foi construída em 1933 para servir como via ferroviária. Em 14 de maio de 1940, a tornou um símbolo de Roterdã e da Holanda, pois foi quase destruída pelos Nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, no evento que ficou conhecido como o Bombardeio de Roterdã.
Assim que a guerra acabou, a ponte foi uma das primeiras construções civis a ser reconstruída na Holanda, por isso a importância histórica do monumento que, possivelmente, será desconstruído para dar passagem ao iate de Jeff Bezos.
Ironicamente, em 2017, a ponte fez parte de um extenso projeto de renovação para preservar o monumento histórico. À época, as autoridades de Roterdã “prometeram” que a ponte não sofreria mais nenhuma alteração.
![Histórica ponte na Holanda será reformada para que o iate de Jeff Bezos possa passar 2 ponte iate Jeff Bezos](https://www.hardware.com.br/300x300/filters:fill:(white):upscale:():format:(jpeg)/@/static/wp/2022/02/04/ponte-de-longe.jpg?fit=scale)
No entanto, a cidade de Roterdã irá considerar o pedido de desconstrução, observando a preservação estrutural da ponte e também como a desconstrução poderá afetar o meio-ambiente e a economia local, antes de aprová-lo.
Além disso, a empresa que construiu o iate de Jeff Bezos terá que pagar pela alteração estrutural da ponte.
Roterdã possui outras cinco pontes que ligam o estaleiro ao mar, mas as autoridades da cidade afirmaram que não serão necessárias alterações nessas pontes.
O iate de Jeff Bezos é a constatação de que dinheiro é o que faz o poder
Y721 é o nome do iate de Jeff Bezos que está sendo construído pela empresa Oceanco, da Holanda, com base em Roterdã.
De acordo com o site Boat International, o iate de Jeff Bezos tera 127 metros de comprimento e, desse modo, quando a empresa completar a construção, o Y721 será o maior iate do mundo.
![Histórica ponte na Holanda será reformada para que o iate de Jeff Bezos possa passar 3 ponte iate Jeff Bezos](https://www.hardware.com.br/300x169/filters:fill:(white):upscale:():format:(jpeg)/@/static/wp/2022/02/04/iate-1.webp?fit=scale)
No ano passado, foi lançado o livro Amazon Unbound, que informava a veracidade nos rumores em relação ao iate secreto de Jeff Bezos, descrevendo-o como um dos mais refinados de todos os tempos.
Leia mais: Novo livro sobre a Amazon revela que Jeff Bezos tem inveja da SpaceX
Esse iate tão refinado foi o motivo pelo qual a Oceanco solicitou ao governo da Holanda uma desconstrução “temporária” da ponte. De acordo com o responsável pela renovação da ponte em 2017, Marcel Walravens, faz sentido desconstruir a ponte (temporariamente), pois uma embarcação de tal magnitude teria um prazo de construção maior.
Como Jeff Bezos é o terceiro homem mais rico do mundo, certamente, ele não deve ser muito chegado em esperar, mesmo que suas ações causem revolta na população local.
![Histórica ponte na Holanda será reformada para que o iate de Jeff Bezos possa passar 4 ponte iate Jeff Bezos](https://www.hardware.com.br/300x169/filters:fill:(white):upscale:():format:(jpeg)/@/static/wp/2022/02/04/iate-2.webp?fit=scale)
Aliás, isso foi exatamente o que o morador de Roterdã, Matthias Van Der Wilt, disse em entrevista à agência Reuters.
“Eu acredito que este seja mais um dentre os vários exemplos de que quanto mais dinheiro você tem, mais poder você recebe”, disse o jovem de 20 anos.
Por fim, ele afirmou que, se a cidade aceitar a solicitação de desconstrução da ponte — “após Jeff Bezos oferecer uma grana interessante” —, isso revelaria que as autoridades municipais não têm honestidade.
Fonte: Rijnmond