O Raspberry Pi pode ser considerado um grande sucesso. Mesmo com a demora no envio, a fundação responsável pelo projeto continua a vender os Raspberryes mais rápido do que conseguem produzi-los.
Naturalmente, tanto sucesso também tem causado o aparecimento de diversos concorrentes, que embora mais caros, oferecem especificações superiores. A maioria deles são baseados no A10, um SoC bastante versátil e relativamente poderoso, que combina uma CPU Cortex A8 operando a até 1.2 GHz com uma GPU Mali 400, que oferece um bom poder de fogo. Ele não se compara com SoCs high-end com o Exynos 4412 quad-core do Galaxy S3, por exemplo, mas é muito mais barato e possui uma comunidade de desenvolvimento muito ativa, o que faz com que o port de diferentes distribuições Linux apareçam em abundância.
Mais um concorrente para a lista é o Hackberry A10, uma placa de desenvolvimento baseada no A10 que oferece Wi-Fi e Ethernet, combinados com 512 ou 1 GB de RAM por apenas US$ 60 ou 65:
Embora mais cara que o Raspberry, ela é bem mais poderosa, combinando mais poder de processamento e mais memória com mais opções de saídas, com destaque para a interface Wi-Fi e 4 GB de memória flash integrada. Em outros aspectos ela é similar ao Raspberry, oferecendo saídas de áudio e HDMI e slot para um cartão SDHC. Ela vem com o Android 4.0 instalado de fábrica, mas os desenvolvedores (os mesmo por trás dos ports de várias distribuições para o Mk802 e outros dispositivos com o A10) prometeram diversas distribuições rodando na plaquinha em breve.
As especificações são:
CPU: Cortex A8 @ 1.2 GHz
GPU: Mali 400
Armazenamento: 4 GB integrados + cartão SD
Rede: Ethernet + 802.11n WiFi
Outras saídas: 2 portas USB, HDMI, áudio 3.5mm, vídeo composite
Deixe seu comentário