Há 25 anos, mais exatamente no dia 25 de junho de 1998, o mundo da tecnologia presenciava o lançamento de um sistema operacional que marcaria uma geração: o Windows 98.
Hoje, mergulhamos na nostalgia e celebramos um quarto de século desde o seu lançamento, recordando o impacto que teve na informática doméstica e algumas curiosidades que talvez você não conheça.
Leia também
13 curiosidades sobre o Windows
Youtuber usa ChatGPT para gerar chaves de autenticação do Windows, mas é do 95
Curiosidades sobre o Windows 98
Aqui estão 10 curiosidades sobre o Windows 98 que talvez você não conheça.
- O Windows 98 teve um início difícil. Durante a sua apresentação oficial em abril de 1998, o sistema “morreu” e mostrou a infame tela azul da morte.
- Apesar do lançamento ter ocorrido há 25 anos e de não receber atualizações há muito tempo, ainda existem equipamentos que funcionam com este software.
- A popularidade do Windows 98 levou a Microsoft a estender o seu suporte até meados de 2006, muito além da data originalmente prevista ( final de 2004).
- Entre outubro e novembro de 2003, quase 30% das pesquisas realizadas no Google foram feitas a partir de computadores com Windows 98.
- O Windows 98 introduziu o que agora é comum: atualizações sem meios físicos. A edição 98 chegou com o Windows Update, que começou como uma página onde se podiam consultar as atualizações disponíveis para melhorar as funções sem usar discos.
- Pouco antes do primeiro aniversário do Windows 98, a Microsoft lançou a edição Second Edition. Esta versão resolveu problemas do sistema operacional, como a gestão de USB e incluiu o Internet Explorer 5.0.
- O Windows 98 teve um nome secreto antes do seu lançamento oficial: “Memphis”, em alusão a uma cidade americana.
- A apresentação do Windows 98 foi sóbria, apesar da tela azul da morte que forçou Gates a fazer piadas no palco.
- Existiu uma versão do Windows 96, mas nunca foi lançada no mercado. Essa edição, conhecida dentro da Microsoft como “Nashville”, tinha uma aparência semelhante à do Windows 95, com a incorporação do Internet Explorer.
- Quando foi lançado em 2003, o Mars Express e a sua sonda de água MARSIS tinham um software desenvolvido com base no Windows 98.
Sem sombra de dúvidas, o Windows 98 foi um marco na história da informática. Ele só viria a ser substituído em massa com o lançamento do Windows XP e, mesmo assim, depois de sucessivas atualizações, como os famosos Service Pack. É interessante ver como a tecnologia avançou ao longo de duas décadas e meia.
Qual a sua história com o Windows 98?
O Windows 98, anunciado durante os anos de Bill Gates à frente da empresa, foi distribuído durante quase oito anos, sucedendo o Windows 95 e precedendo o XP. Na época de seu lançamento, eu tinha apenas 10 anos de idade. Ainda não era ligado à tecnologia e só tinha acesso ao Windows 95 no laboratório de informática da escola.
Eu só vim usar o Windows 98 com frequência alguns anos mais tarde. Eu tinha um amigo que trabalhava numa loja de móveis e lá tinha um computador com o Windows 98 instalado. Lembro de ir pra lá todas as tardes, quando o movimento era menor, para jogar os joguinhos instalados.
Mas não passou muito disso. Eu só vim explorar mais os meandros do sistema operacional Windows com o lançamento do Windows XP. Coincidentemente, foi o período em que me matriculei em um curso de informática básica e também quando ganhei o meu primeiro computador.
Mas e você? Chegou a usar o Windows 98? Tem lembranças desse sistema operacional?
Deixe seu comentário