Mulheres poderão denunciar casos de assédio sofridos no ambiente online de GTA RP por uma delegacia virtual presente no próprio game, a E-Police Station. Por meio de um totem, será possível encaminhar um boletim de ocorrência (BO) diretamente ligado ao site oficial da polícia.
Para garantir robustez a denúncia, as mulheres poderão salvar as provas dentro da própria plataforma, anexando arquivos junto à documentação oficial. Após o preenchimento ser concluído, o BO segue para os trâmites convencionais de apuração, gerenciado pelas autoridades. As etapas são as seguintes:
- A jogadora vítima da violência vai até a e-Police Station, encontra a plataforma interativa e ativa para iniciar a denúncia;
- A jogadora deve – se possível – catalogar o máximo de provas do acontecimento. Gravações de tela (vídeo ou foto) e/ou testemunhas do ocorrido;
- Sem sair do jogo, a vítima tem acesso a plataforma da Delegacia da Mulher local (mundo real). Onde realiza o boletim de ocorrência oficial;
- O boletim de ocorrência, realizado in-game, entra no processo da Delegacia da Mulher local. Da mesma forma de um boletim realizado fora do jogo.
Segundo a fundadora da Wonder Woman Tech ( WWT), Lisa Mae Brunson, a medida visa garantir que as mulheres poderão jogar GTA RP sem serem importunadas. A ONG espera expandir sua atuação para outros títulos além de GTA RP, permitindo que ações similares possam ser aplicadas em outros títulos.
“Este é um ponto de virada, um momento em que dizemos ‘chega’ e nos unimos para proteger a alegria, a criatividade e a comunidade que os jogos trazem para nossas vidas. Nossa mensagem é clara: estamos observando, estamos agindo e estamos mudando o jogo para as mulheres em todos os lugares, completa Lisa Mae Brunson.
Para mais informações acesse o site oficial do projeto.
Deixe seu comentário