Muito se comenta sobre os riscos de comprar placas de vídeo em lojas como o Aliexpress, ainda mais com os consumidores de primeira viagem, que aderem a qualquer anúncio que veem pela frente, impactado por um preço muito em conta. Mas até mesmo para usuários experientes algumas situações podem passar batido, devido a engenhosidade de alguns trapaceiros nesse mercado.
No início do ano, o técnico em reparo de placas de vídeo Paulo Gomes, mostrou uma prática que alguns mineradores, ávidos em repassar suas placas de vídeo usadas, estavam aplicando. Placas de vídeo estavam sendo vendidas com os chips de memória pintados para que eles parecessem novos. Com o uso extensivo em rigs de mineração, uma das primeiras indicações visuais que aquela placa está “detonada” é a alteração na coloração dos chips de memória.
Tentando passar batido por essa característica, alguns vendedores pintam os chips. Esse recondicionamento de hardware antigo para ele parecer novo é uma prática comum na China. Recentemente um grupo que atua dessa maneira foi preso pela Polícia na cidade chinesa de Bincheng. Cerca de 22 pessoas foram detidas.
O esquema funcionava em algumas etapas. Alguns membros do grupo compravam placas de vídeo usadas, enquanto outros eram responsáveis pela limpeza, reembalagem e modificações que deixassem a VGA o mais parecido possível como um produto novo. A quadrilha também tinha algumas pessoas que cuidavam diretamente da venda das placas pela internet.
O valor das placas gráficas apreendidas e produtos relacionados ultrapassou os 15 milhões de yuans, mais de US$ 2 milhões.
Deixe seu comentário