Nem só de números como clock, memória quantidade de Teraflofps vive uma GPU, a arquitetura que embala as specs é tão importante quanto, e no caso dos consoles um trunfo que joga sempre a favor é o fator do hardware personalizado, e no caso do Project Scorpio será completamente determinante para alcançar o seu objetivo, que é entregar o tal 4K verdadeiro.
Para isso, a Microsoft está apostando em uma solução de GPU da AMD que foi projetada especialmente para o console. Essa GPU personalizada é baseada na arquitetura Polaris, lançada pela gigante de Sunnyvale no ano passado, mas também conta com tecnologias presentes da Vega, que ainda nem foi lançada, e que será responsável pelas novas placas de vídeo topo de linha da AMD.
O engenheiro Nick Backer, disse ao site Eurogamer, que a GPU do Scorpio conta com um design único, e que não será possível adquirir uma igual em nenhum lugar, já que foi desenvolvida de forma única para o console. As tecnologias do DirectX 12 também serão determinantes para o desempenho do console
Você também deve ler!
Project Scorpio será o primeiro console com suporte a tecnologia AMD FreeSync
Confira imagens do kit de desenvolvimento do Project Scorpio
Fica bem claro que a Microsoft e sua turma de desenvolvimento focaram na GPU quando pensaram no Scorpio, já que a CPU é baseada na antiga arquitetura Jaguar, porém com um clock de operação mais elevado (2.3 Ghz no Scorpio contra 1.75 Ghz no Xbox One). Já a GPU saltou de 12 Compute Units no Xbox One para 40 no Scorpio, 8 GB DDR3 para 12 GB GDDR5 e 1.31 TFLOPs para 6 TLOFPs.
Novas informações sobre o Project Scorpio serão reveladas durante a E3 2017, que acontece em junho.