A OpenAI, líder no mundo da inteligência artificial, acaba de anunciar uma série de avanços inovadores que prometem remodelar o cenário dos modelos de linguagem. Essas melhorias incluem atualizações significativas em seus grandes modelos de linguagem, o GPT-4 e o GPT-3.5.
Além de chegar com melhorias, a empresa também firmou o compromisso de fornecer proteção de direitos autorais aos seus usuários empresariais. Confira os detalhes desses desenvolvimentos empolgantes e o que eles significam para o mundo da IA e seus usuários.
Leia também:
OpenAI permitirá que qualquer pessoa possa criar sua versão do ChatGPT
George R. R. Martin se une a escritores para processar a OpenAI pelo uso de seus textos no ChatGPT
GPT-4 Turbo é um salto em modelos de linguagem
We're rolling out new features and improvements that developers have been asking for:
1. Our new model GPT-4 Turbo supports 128K context and has fresher knowledge than GPT-4. Its input and output tokens are respectively 3× and 2× less expensive than GPT-4. It’s available now to…
— OpenAI (@OpenAI) November 6, 2023
A OpenAI introduziu o GPT-4 Turbo, uma atualização muito aguardada de sua versão anterior, o GPT-4. O que torna o GPT-4 Turbo especial é a ampla base de dados de treinamento, que se estende até abril de 2023, um grande salto em relação à versão anterior, que foi treinada com dados até setembro de 2021.
Essa expansão de dados permite ao GPT-4 Turbo oferecer aos usuários informações mais atualizadas e relevantes.
Mas isso não é tudo. O GPT-4 Turbo apresenta uma impressionante janela de contexto de 128K, equivalente ao processamento de mais de 300 páginas de texto em uma única solicitação.
Janelas de contexto maiores aprimoram a compreensão do modelo das consultas e permitem que ele forneça respostas mais ponderadas e contextualizadas. Em comparação, as versões anteriores do GPT-4 eram limitadas a janelas de contexto de 8K e 32K.
Outro destaque importante do GPT-4 Turbo é sua acessibilidade. Os desenvolvedores agora podem se beneficiar desse modelo avançado a uma fração do custo.
A entrada terá um preço de apenas $0,01 por 1.000 tokens, uma redução significativa em relação aos $0,03 por 1.000 tokens do GPT-4. O custo para cada saída também será de $0,03 por 1.000 tokens.
Ou seja, a OpenAI tornou o GPT-4 Turbo três vezes mais econômico do que suas versões anteriores, abrindo as portas para um público mais amplo de desenvolvedores.
Além disso, o GPT-4 Turbo continua a suportar sugestões de imagens, solicitações de texto para fala e incorpora o DALL-E 3, um recurso que foi anunciado inicialmente em outubro. Essas melhorias significam que os usuários agora podem realizar tarefas mais complexas com um único prompt.
Em uma mudança significativa, a OpenAI deu poder aos usuários para especificar sua linguagem de programação preferida para resultados, permitindo respostas personalizadas, como código em XML ou JSON.
GPT-3.5 Turbo chega trazendo melhorias para desenvolvedores
Além do GPT-4 Turbo, a OpenAI implementou melhorias para o GPT-3.5 Turbo, voltado para desenvolvedores. Este modelo agora oferecerá uma janela de contexto de 16K por padrão, juntamente com as mesmas atualizações de recursos do GPT-4 Turbo.
Ele está disponível a um custo atrativo, com a entrada com preço de $0,01 e a saída a $0,002 por 1.000 tokens. Essas melhorias garantem que os desenvolvedores possam aproveitar ao máximo as capacidades avançadas do GPT-3.5 Turbo, mantendo os custos sob controle.
A OpenAI introduziu inicialmente o GPT-3.5 Turbo em março, posicionando-o como um modelo ideal para várias aplicações além de conversações. Posteriormente, a empresa lançou uma versão que pode ser ajustada, oferecendo maior flexibilidade aos desenvolvedores.
Copyright Shield é uma medida importante na proteção de direitos autorais
Seguindo os passos de gigantes da indústria como a Google e a Microsoft, a OpenAI introduziu o programa “Copyright Shield”. Esse programa foi projetado para oferecer proteção de direitos autorais aos usuários empresariais, intervindo para defender os clientes e cobrindo os custos legais incorridos em casos relacionados à violação de direitos autorais.
É uma medida proativa que destaca o compromisso da OpenAI em proteger seus usuários e garantir um ambiente tranquilo para o desenvolvimento e a implementação de tecnologias de IA.
Este programa “Copyright Shield” se estenderá às funcionalidades geralmente disponíveis do ChatGPT Enterprise e da plataforma de desenvolvedores da OpenAI.
A Google e a Microsoft adotaram medidas semelhantes, assumindo a responsabilidade legal por usuários que enfrentam alegações de violação de direitos autorais devido às funcionalidades incorporadas de IA geradora.
Fonte: TheVerge
Deixe seu comentário