O Google publicou um relatório anual de segurança que deixa claro que através da função Verify Apps (Verificador de Apps), a companhia verifica periodicamente se todos os aplicativos em seu smartphone estão funcionando corretamente.
O Google informa que através dessa medida foi possível reduzir pela metade o número de malwares na plataforma Android em 2014. A gigante das buscas confirma que menos de 1% dos dispositivos Android tiveram um aplicativo prejudicial instalado no ano passado e que essa taxa é devido às lojas de aplicativos de terceiros.
Em relação aos aplicativos contidos oficialmente na Google Play esse número é reduzido para 0,15%. O recurso Verify Apps analisa todos os aplicativos instalados em seu smartphone, independente da fonte de onde foi baixado, seja da Google Play ou de loja de terceiros.
De acordo com o Google os dados que são coletados apenas são os necessários para fornecer a melhor segurança ao dispositivo. A verificação é feita semanalmente com uma varredura completa no dispositivo. O verificador de apps já existe há alguns anos, mas somente no ano passado o Google expandiu o projeto para todos os aplcativos.
Caso você não queira essa “ajudinha” do Google para verificar a integridade dos aplicativos do seu smartphone, o verificador de apps pode ser desativado, através dos passos abaixo:
- Abra o app Config. Google, no dispositivo.
- Toque em Segurança.
- Ative ou desative a opção “Verificar ameaças à segurança no dispositivo”. Quando essa configuração está ativada, ela verifica regularmente a atividade do seu dispositivo e impede possíveis perigos ou alerta sobre eles.
Fonte(s): DV Hardware, Google