A União Europeia pode estar prestes a exigir que o Google, que é controlado pela Alphabet Inc., venda parte de seu negócio de publicidade online. A informação, confirmada por várias fontes ao Wall Street Journal, sugere que a Comissão Europeia pode abrir uma queixa formal contra o Gigante das Buscas nesta quarta-feira (14).
A ação tem por objetivo intensificar os esforços para diminuir o domínio da gigante da tecnologia sobre o mercado de anúncios online.
Leia também
União Europeia considera banir equipamentos 5G da Huawei de todos os países do bloco
União Europeia proíbe uso de TikTok em dispositivos de colaboradores
Google é dono de 28% do mercado de anúncios online
A investigação, que teve início em 2022, pode resultar em um processo de grande magnitude contra o Google. Um estudo recente constatou que a plataforma detém 28% de participação de mercado na receita global de anúncios online.
No primeiro trimestre deste ano, a venda de anúncios gerou uma receita total de US$ 69,79 bilhões para o Google. Este é um valor que, embora inferior ao registrado em 2022, superou as expectativas dos analistas de mercado.
Embora ainda estejamos no campo dos rumores, é incomum que órgãos reguladores exijam que empresas sejam desmembradas. Este movimento pode estabelecer um precedente que pode acabar afetando outros grandes conglomerados de tecnologia, como Meta e Microsoft, por exemplo.
No entanto, é importante ressaltar que esse tipo de processo é lento e pode levar anos até que uma ação do gênero seja executada. Isso se considerarmos que a Comissão Europeia consiga ganhar o processo nos tribunais, o que também será uma árdua batalha.
Preocupação quanto ao poder e influência das Big Techs
Há uma crescente “frustração” entre os europeus em relação à persistência do Google em lidar com as queixas sobre a dominância de mercado e a falta de concorrência. Até o momento, nem o Google nem a Comissão Europeia comentaram o assunto.
No entanto, vale a pena ressaltar que um processo semelhante está em andamento também nos Estados Unidos. Na terra natal do Google as autoridades estão exigindo que a empresa venda parte de sua divisão de gerenciamento de anúncios, conhecida como Google AdSense.
Podemos dizer que este movimento da União Europeia é um reflexo da crescente preocupação global com o poder e a influência das grandes empresas de tecnologia. A possibilidade de desmembramento do Google, caso se concretize, pode ter implicações significativas não apenas para a empresa, mas também para o setor de tecnologia como um todo. A situação é complexa e ainda está em desenvolvimento, portanto, é importante acompanhar de perto os próximos passos deste caso.
Mas qual a sua opinião sobre este assunto? Acha que é perigoso que uma única empresa tenha tanto poder e controle sobre os dados dos usuários? Ou acha que o Google fez por merecer tendo em vista os inúmeros serviços que a companhia oferece gratuitamente? Vamos conversar nos comentários.
Fonte: Reuters
Deixe seu comentário