Google Play Store ganha recurso para arquivar apps e liberar espaço sem deletá-los do dispositivo

Google Play Store ganha recurso para arquivar apps e liberar espaço sem deletá-los do dispositivo

Essa semana, os smartphones Android começaram a receber atualização para um recurso que tinha sido mencionado em outubro do ano passado e que promete ajudar a salvar espaço dos aparelhos. Com ele, a Play Store será capaz de arquivar aplicativos de forma automática.

Esse arquivamento acontecerá com os aplicativos que não estão sendo usados no smartphone ou até mesmo que são usados com pouca frequência. Com isso, a nova função promete ajudar os usuários a salvar cerca de 60% do espaço ocupado por cada um desses aplicativos sem precisar desinstalá-lo.

Leia também:

Google Play Store obriga apps a mostrar como apagar conta
Google anuncia medidas para aumentar segurança e privacidade na Play Store e Android em 2023

Atualização da Google Play Store ajuda a salvar espaço

É muito comum para muitos usuários não querer desinstalar um aplicativo que quase não se usa porque “nunca se sabe” ou “um dia eu posso precisar”. Seja aqueles joguinhos que você deixa instalados para momentos de tédio completo ou até mesmo aquele aplicativo organizador que você jura para si mesmo que vai usar um dia para colocar as tarefas em dia.

Agora o Android já conta com uma nova função que permite que os usuários mantenham esses aplicativos sem desinstalá-los e ao mesmo tempo libere um espaço considerável que está sendo ocupado por eles no aparelho.

Para isso, o novo recurso consegue manter o aplicativo no tamanho mais reduzido possível. Ele não é automático, então é preciso que o usuário habilite a ativação da função quando ela for necessária, ou seja, quando a memória estiver cheia. Com isso, ele vai se livrar de arquivos desnecessários enquanto mantém todos os dados importantes do usuário que são necessários para o uso do app em questão.

Os aplicativos arquivados ficam com um ícone de nuvem em cima para indicar a função.

Google Play Store

Algumas versões do Android já contam com um recurso nativo que consegue fazer isso, porém esse novo recurso do Play Store, além de chegar para mais aparelhos, consegue diminuir esse espaço de uma forma mais drástica e relevante para quem quer liberar espaço no dispositivo.

Isso porque depois desse arquivamento, quando o aplicativo for aberto para ser usado de novo, será preciso baixar novamente algumas partes dele na internet, então é necessário ter essa conexão em alguns casos. Mas ele ainda permanece ali na bandeja de apps do sistema, a única diferença é que precisará de internet e pode demorar um pouquinho mais para abrir pela “primeira vez” depois de ser arquivado.

O site do Google descreve o recurso da seguinte forma:

“O arquivamento automático é um novo recurso que permite aos usuários liberar espaço em seus dispositivos sem a necessidade de desinstalar completamente um aplicativo. Depois que o usuário aceitar, os aplicativos usados ​​com pouca frequência serão parcialmente removidos do dispositivo para economizar espaço, enquanto o ícone do aplicativo e os dados pessoais do aplicativo do usuário serão preservados. Quando o usuário quiser começar a usar o aplicativo novamente, basta tocar para baixá-lo novamente e continuar de onde parou (desde que o aplicativo ainda esteja disponível no Google Play).”

Vale lembrar ainda que esse novo recurso só funciona com os aplicativos que são distribuídos como Android App Bundle (AAB), que é o novo formado padrão da loja desde agosto de 2021. Isso porque esse formato é que permite que os apps possam ser instalados de forma fragmentada e, com isso, que algumas das partes sejam apagadas sem que o aplicativo precise ser deletado por completo.

Habilitando o arquivamento automático

De acordo com o Google, esse novo recurso para arquivar aplicativos será mostrado para o usuário quando o armazenamento no dispositivo que ele está usando ficar muito cheio, no momento que ele for instalar um novo aplicativo pela Google Play Store.

Nesse momento, eles mostram uma mensagem em uma nova janela oferecendo essa opção para habilitar o arquivamento automático de arquivos enquanto fala um pouco sobre a função e suas vantagens.

Google Play Store

O usuário terá a opção de “Não, obrigado” e de “Ativar” o recurso. Caso ele escolha ativar, a Play Store vai arquivar os aplicativos que são pouco usados no aparelho para liberar mais espaço para o novo aplicativo ser instalado.

O Google não deixou muito claro o que eles consideram como “pouco usado”, porém é muito provável que eles levem em considerações quantas vezes o aplicativo foi aberto e principalmente qual foi a última vez que isso aconteceu.

Eles também não revelam se dá para ativar esse recurso mesmo antes do dispositivo estar com a memória cheia, mas provavelmente ele estará como opção nas configurações do sistema.

Disponibilidade

O novo recurso de arquivamento automático já começou a ser liberado como atualização para o Google Play Services desde ontem (10). Ainda não se sabe como será feita a liberação da atualização, mas é possível que ela seja gradual e comece a chegar para todos nas próximas semanas.

Fonte: android-developers

Sobre o Autor

Avatar de Larissa Ximenes
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X