O Google anunciou a chegada do seu primeiro data center na América Latina, o serviço em nuvem Google Cloud Plataform (GCP). Esse é o 13ª GCP da companhia no mundo e oferece serviços de Storage Networking, Big Data e Compute.
Espalhado em três zonas de São Paulo, o GCP tornará as operações ainda mais rápidas a comunicação, redução de 80% a 95% na latência, para países da região, como Chile e Argentina. O Google explica que atualmente as informações dos brasileiros são armazenadas em data center nos EUA. Com a inauguração do Google Cloud Plataform, essas informações passam a ser guardadas em data center de parceiros em São Paulo.
A companhia resolveu trazer o serviço para o Brasil devido ao potencial que a região vem demonstrando. “Para estruturar essa região para atender a região. Dobramos o número de funcionários e triplicamos o número de parceiros locais. O potencial aqui no Brasil e na América Latina é muito grande. Nos últimos três anos, investimos no mundo cerca de US$ 30 bilhões para estruturar essa área dentro da companhia”, disse Fábrio Andreotti, diretor de GCP no Brasil
Com mais esse novo investimento do Google, o GCP passa agora a integrar 13 regiões, 36 zonas e mais de 100 pontos de presença. A plataforma possui mais de 100 mil quilômetros de cabos de fibra óptica. O investimento na plataforma nos últimos três anos é de cerca de US$ 30 bilhões.
No Brasil os primeiros clientes da GCP são Dotz, Contabilizei, Movida, SulAmérica, Sascar, Jusbrasil, Uol Diveo, Easy Taxi e Movile.