Google Maps vai identificar e alertar sobre comentários falsos em estabelecimentos

Google Maps vai identificar e alertar sobre comentários falsos em estabelecimentos

O Google Maps está se tornando mais ativo e rigoroso na luta para evitar a utilização de avaliações falsas ou manipuladas por parte das empresas em páginas de negócios. Isso acontece como uma tentativa de manipular a reputação online dos locais e podem tanto afetar os consumidores quanto a reputação da própria plataforma.

Através de uma nova política de engajamento, o Google agora vai poder identificar e deletar essas avaliações consideradas fraudulentas, além de deixar claro o motivo da exclusão para os usuários como uma espécie de alerta sobre os perfis que infringiram as regras.

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Novas restrições para empresas com avaliações falsas

Infelizmente essa prática de avaliações falsas ainda acontece bastante. Não apenas usando perfis falsos, mas também a partir de práticas como quando o estabelecimento oferece brindes ou descontos para quem fizer comentários positivos sobre o lugar, algo que acaba acontecendo antes mesmo dos usuários chegarem lá. Ou seja, uma avaliação falsa.

Agora o Google promete ficar de olho nessa técnica. As empresas que violarem a nova política de “Engajamento Falso” vão enfrentar algumas sanções mais rigorosas. Entre as penalidades estão por exemplo a remoção temporária de avaliações da página e até mesmo bloqueio de novas avaliações ou classificações. Além disso, as páginas também contarão com uma mensagem de advertência que ficará visível para todos, assim os usuários vão saber que naquela página tinha avaliações falsas.

Essa nova política já estava sendo testada no Reino Unido desde o começo do ano, porém esse mês o site Search Engine Roundtable descobriu que a página de suporte do Google Maps foi atualizada para que a ferramenta comece a chegar para todos globalmente.

Mesmo assim, até o momento, apenas usuários do Reino Unido estão recebendo esses avisos. Um exemplo é de Mike Blumenthal, que postou no X a imagem:

fake reviews google maps

 “Suspeita-se que avaliações falsas foram recentemente removidas desta página”.

A nova política tem como objetivo justamente alertar e até mesmo desincentivar as empresas a manipular suas classificações e engajamentos. Ela também chega como um reforço de segurança para o usuário, impedindo que ele seja enganado por esse tipo de técnica e escolham negócios que não são confiáveis.

Como funciona a política de conteúdo do Google Maps

De acordo com as diretrizes do Google, as contribuições no Maps “devem refletir uma experiência genuína em um local ou empresa.”. Isso significa que páginas de negócios não podem exibir conteúdo que não “represente com precisão o local ou produto em questão”.

Isso abrange também o incentivo de avaliações por meio de pagamentos ou oferecimento de descontos e brindes.

Outro ponto importante na política do Google é a identificação de manipulações de classificações feitas através de táticas fraudulentas, como o uso de várias contas, emuladores ou sistemas operacionais modificados para imitar interações legítimas. A empresa de tecnologia está empenhada em remover essas práticas que comprometem a confiança dos consumidores nas avaliações online.

A empresa não revelou detalhes de como ela conseguirá identificar com precisão quais as avaliações que violam suas políticas, mas o fato de que a plataforma vai expor publicamente as empresas que fazem essa tentativa e usam avaliações falsas já pode ser o suficiente para impedir que muitas continuem ou até pensem em usar esse tipo de tática.

E o melhor é que ao invés de apenas apagar esses comentários e avaliações suspeitos, o Google também traz uma explicação que é transparente para o público, permitindo que os usuários saibam o que aconteceu, então pode trazer um nível a mais de confiança na plataforma.

Fonte: TheVerge

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