O Google Maps está trazendo uma nova maneira de explorar os pontos turísticos do Brasil. Na última terça-feira (27), durante o evento Google for Brasil, a gigante das buscas anunciou que está implementando a Visualização Imersiva em mais de 20 pontos turísticos em todo o país.
Esta nova funcionalidade permite aos usuários visualizar locais emblemáticos em 3D e 360º, proporcionando uma experiência imersiva e intuitiva.
Leia também
Descubra como a IA está tornando o Google Maps ainda mais realista
Google Maps ganha novidades como visão em 3D de grandes cidades
Immersive View e Indoor Live View
A Visualização Imersiva (Immersive View) foi lançada pela primeira vez em fevereiro deste ano. O recurso utiliza uma combinação de imagens aéreas e do Street View, juntamente com inteligência artificial, para fornecer uma visualização que simula as condições reais do local com base na incidência da luz do sol e no clima local.
A ideia é permitir que as pessoas conheçam melhor esses pontos turísticos antes de visitá-los. Além disso, a Visualização Imersiva permite ver também os prédios ao redor do local.
Mas não para por aí. O Google também anunciou que lançará o Indoor Live View no Brasil nas próximas semanas. Esta função utiliza realidade aumentada e inteligência artificial para fornecer instruções em tempo real nas ruas e até em locais amplos como o Aeroporto de Guarulhos. As instruções de direção são exibidas na tela como se estivessem no mundo real. Sobre esta função o Google disse o seguinte:
“Nas próximas semanas, pretendemos lançar o Indoor Live View para o Aeroporto de Guarulhos, ajudando as pessoas a navegarem mais facilmente pelos terminais do hub de transporte aéreo mais movimentado da América Latina.”
Locais onde a novidade já está disponível
Aqui está a lista completa dos pontos turísticos que já podem ser visualizados com a Visualização Imersiva do Google Maps:
Brasília
- Catedral de Brasília
- Congresso Nacional
- Memorial JK
- Palácio do Planalto
- Santuário São João Bosco
- Palácio do Itamaraty
- Museu Nacional da República
- Teatro Nacional Cláudio Santoro
Fortaleza
- Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
- Catedral Metropolitana de Fortaleza
- Estátua de Iracema Guardiã
Rio de Janeiro
- Cristo Redentor
- Maracanã
- Aqueduto da Carioca
- Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro
- Museu de Arte Contemporânea de Niterói
- Teatro Municipal do Rio de Janeiro
São Paulo
- Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
- Pinacoteca de São Paulo
- Catedral de São Paulo
- Mercado Municipal de São Paulo
- Prédio Altino Arantes
- Pátio do Colégio
- Mosteiro de São Bento
- Museu Catavento
Essas novidades já estão disponíveis nos aplicativos do Google Maps para Android e iOS, bem como na versão web. Como eu moro em Fortaleza, posso constatar que a funcionalidade realmente mostra com riqueza de detalhes os pontos turísticos.
No entanto, ao visualizar o Immersive View da Estátua de Iracema, a imagem tinha um bug bizarro. O mar estava muito acima do nível da estátua, formando um banco de areia enorme atrás da estátua. Mas creio que eles vão consertar esse bug em breve.
Fonte: Blog do Google Brasil
Deixe seu comentário