A câmera de um carro do Google Maps flagrou o momento exato em que um crime tentava ser ocultado. Inacreditável? Mas foi exatamente isso que aconteceu em Tajueco, uma pequena cidade na província de Soria, na Espanha, com cerca de 60 habitantes.
O caso ganhou as manchetes de jornais locais e internacionais. Tudo começou com a descoberta do torso de um homem em avançado estado de decomposição no cemitério de Andaluz, um vilarejo vizinho de Tajueco. O cadáver, desmembrado e escondido entre os túmulos, levou a polícia a investigar um desaparecimento denunciado meses antes. A vítima, um cubano de 32 anos, havia relatado a um parente que estava se mudando para Soria após conhecer uma mulher.
O crime
A investigação revelou uma trama com roteiro de filme, com três peças principais: a vítima, os dois suspeitos detidos e uma possível relação amorosa que ligava os três. Um dos presos é um morador local, enquanto a outra é uma mulher cubana, ex-esposa do primeiro suspeito e que, aparentemente, estava em um relacionamento com a vítima.
Segundo a principal teoria da polícia, o cubano viajou até a região para encontrar a mulher. Ao chegar, descobriu que ela era ex-esposa de um dos moradores, o que teria desencadeado o conflito fatal. O corpo da vítima foi desmembrado e escondido no cemitério.
Detenidas dos personas presuntamente implicadas en la desaparición y muerte de un varón en #Soria
Una de las pistas fueron unas imágenes que detectaron los investigadores en una aplicación de búsqueda de ubicaciones
Parte de los restos humanos han sido hallados… pic.twitter.com/5ZDFPbSul9
— Policía Nacional (@policia) December 18, 2024
O flagra do Google Maps
O que torna o caso ainda mais impressionante é a participação inesperada do Google Maps na investigação. Durante as buscas, a polícia recebeu uma pista vinda de uma das imagens capturadas pelo Street View. Na fotografia, tirada em outubro de 2024, é possível ver um homem colocando um grande volume, envolto em um saco, no porta-malas de um automóvel.
O detalhe chamou a atenção porque o objeto suspeito tinha o tamanho e formato de um corpo. Na imagem, o homem aparece inclinado, vestindo jeans, uma jaqueta e com um celular no bolso traseiro. Por um desses acasos extraordinários, o carro do Google Maps havia passado por Tajueco, uma cidade que sequer tinha registros atualizados no Street View desde 2009.
A coincidência é impressionante. Com pouco mais de 50 moradores, Tajueco é o tipo de localidade que raramente aparece nos mapas digitais. E, mesmo assim, o veículo do Google capturou o momento exato que pode ter revelado um dos passos do suposto assassino.
Embora pareça um roteiro de filme de suspense, essa não é a primeira vez que o Google Maps desempenha um papel em investigações criminais. Em 2021, o serviço ajudou a polícia italiana a capturar um mafioso foragido há duas décadas. Ele foi identificado enquanto conversava na entrada de uma loja em Galapagar, na Espanha, graças às imagens do Street View.
Você também deve ler!