O Google colocou para download no Gitbug o Guetzli, um algorimo de código aberto que permite reduzir em até 35% o tamanho de imagens JPEG com perda mínima de qualidade, na verdade é até difícil dizer se há perda, já que o resultado é impressionante. Esse algoritmo é similar ao Zopfli, que também é do Google, mas que tem como foco a compressão de imagens PNG.
Para conseguir essa proeza o Google trabalha na fase de quantização da compressão da imagem, mantendo um balanceamento entre qualidade visual e tamanho final arquivo. O Guetzli foi desenvolvido tendo como base o sistema psicovisual humano, isto é, algumas das informações visuais presentes na imagem contam com as mesmas características, então podem ser descartadas. Similar ao que acontece com formatos de áudio com perdas, como o MP3, através de técnicas de psicoaústicas, alguns elementos são retirados, mas a qualidade final não é tão comprometida.
No entanto, o tempo de compressão com o Guetzli, é maior, já que diferente de outras opções, o código busca esse equilíbrio entre qualidade final e tamanho do arquivo, o que demanda mais tempo para ser obtida.
À esquerda o resultado de ambas as imagens sem compressão, apenas com o zoom, ao centro os resultado com o codificador libjpeg, e na direita os resultados com o Guetzli.
Como o Guetzli é código-aberto, qualquer um pode baixar e utilizar, o que mostra que o Google assim como outras empresas como o Facebook, estão focados na redução do tempo de carregamento das páginas, o que é muito bem vindo para a economia da franquia de dados na internet móvel 🙂
O que você achou da novidade? Deixe abaixo nos comentários