O Google Instant anda dando o que falar, mas no que depende do próprio Google isso não ficará apenas nos desktops: o recurso está sendo levado para smartphones com Android ou iOS.
Com o Instant as buscas são feitas enquanto você digita, exibindo resultados para termos sugeridos, que são obtidos por um algoritmo do Google – normalmente dependem dos itens mais pesquisados, ou seja, populares. Num smartphone isso pode pesar bastante já que vários dados serão transferidos a cada caractere teclado, embora a página inteira não seja recarregada – usa Ajax. Ele é mais recomendado para uso com conexão WiFi (ou se for o caso, 3G com plano ilimitado, embora a quantidade de texto transferido não é assim tão grande). Por isso o recurso poderá ser ativado e desativado com apenas um toque num link na home do Google. Quem não gostar ou achar lento terá opção rápida de revertê-lo.
Como se vê, pode não ser tão legal num smartphone devido o tamanho da tela. A pequena quantidade de resultados exibidos tira um pouco do prazer que dá usar a ferramenta num navegador comum.
Por enquanto funciona apenas nos EUA, em dispositivos com Android 2.2 ou iPhones e iPods com o iOS 4. O anúncio diz que isso será expandido para outros países “nos próximos meses”, sem dar uma previsão clara de quando ocorrerá.