Google inicia testes públicos com IA generativa integrada ao Gmail e Docs

Google inicia testes públicos com IA generativa integrada ao Gmail e Docs

O Google já mostrou o seu interesse em utilizar cada vez mais ferramentas de Inteligência Artificial IA generativa em seus aplicativos, e agora começa a dar mais um passo nessa direção. Pela primeira vez, usuários de fora da empresa estão tendo acesso a esse tipo de recurso, que está sendo testado tanto no Gmail quanto no Google Docs.

O recurso de IA generativa do Bard, sua solução para o segmento, foi liberado para alguns usuários empresariais e educacionais selecionados dos Estados Unidos. Todos acima de 18 anos e convidados pela própria empresa a partir de uma inscrição prévia.

Leia também:

Nvidia mostra como uma IA generativa pode ajudar na descoberta de remédios novos
Adobe apresenta Firefly, seu gerador de imagem por IA para rivalizar com Dall-E e Midjourney

IA generativa oferece textos prontos ou melhora os já escritos

De acordo com eles, os usuários podem parar de testar a ferramenta quando quiser e quem estiver interessado em testar deverá acessar uma página específica para o IA no Workspace para saber como ter essa oportunidade no futuro. A ideia é que eles utilizem a ferramenta para fornecer feedbacks importantes, já que a empresa pretende no futuro leva-la para outros serviços como o Meet, Apresentações, Planilhas e Chat.

No Gmail, é possível usar a IA generativa para criar textos de diversos tipos, desde avisos mais formais quanto mensagens mais descontraídas. Além da possibilidade de pedir por modelos de mensagens, os usuários podem primeiro escrever algo com suas palavras e a partir desse texto pedir para que a ferramenta o elabore melhor ou até mesmo encurte o tamanho, inclusive adicionando bullet points.

Existem algumas opções como a de formalizar uma mensagem, ou até mesmo a opção “estou com sorte”, que é para trazer mais leveza à mensagem, tornando-a mais divertida usando emojis ou outras opções de estilizações de texto.

A empresa já mostrou um exemplo de como o recurso está funcionando no Gmail para Android. Como podemos ver nas imagens, a opção da IA generativa aparece em um botão flutuante com uma varinha mágica. Ao clicar nela, ele oferece as opções que são “formalizar, elaborar, encurtar, buletizar, estou com sorte e escrever um rascunho”.

IA generativa

Quando clica em formalizar no exemplo, ele elabora melhor a mensagem, colocando os pontos importantes em bullet points e até adicionando um pequeno texto como finalização. O usuário pode então escolher a opção replace, que é para substituir o texto anterior pelo texto dado pela IA.

IA generativa

O processo é bem semelhante no Google Docs, onde será possível criar textos mais detalhados ou até mesmo torna-lo mais conciso. Os usuários podem usar para criar rascunhos de postagens de blogs ou até mesmo para criar letras de músicas com a ajuda da IA. Eles revelaram que o serviço contará com o botão “Me ajude a escrever” que poderá ser expandido para revelar uma caixa de mensagem.

É nessa caixa que ele vai gerar o texto pedido, e os usuários poderão dar like ou deslike no resultado, pedir para ver outro resultado ou até mesmo para melhorar mais. Por fim, quando estiver satisfeito, é só clicar em “Inserir” para que o texto apareça no documento e a partir daí é possível editá-lo como preferir.

IA generativa

A empresa revelou que vai expandir a disponibilidade para os testes com o tempo, mas sem relevar muitos detalhes sobre isso. Por enquanto eles só estão acontecendo nos Estados Unidos e com os usuários que fizerem a inscrição de interesse na página dedicada.

Fonte: 9to5Google

Sobre o Autor

Avatar de Larissa Ximenes
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X