Google identificará imagens geradas por inteligência artificial

Google identificará imagens geradas por inteligência artificial

O Google confirmou em seu blog oficial que implementará um recurso para que os usuários possam identificar quando uma imagem que aparece na pesquisa foi gerada ou modificada usando recursos de IA.

A iniciativa é uma parceria entre o Google e a Coalition que fornece a versão 2.1 da certificação C2PA (Coalition for Content Pronance and Authenticty). Essa certificação compreende informações provenientes sobre a origem da captura da imagem.

Ao compreender os metadados, é possível determinar se a imagem foi capturada por um smarphone, câmera, se recebeu uma edição manual, gerada integral ou parcialmente através de recursos de IA generativa.

Os arquivos mapeados através dessa certificação da C2PA terão as informações exibidas ao clicar na opção “Sobre esta imagem”. Inicialmente, esse rastreio será em conteúdos exibidos no Google Search, Lens e Circule para Pesquisar. 

Com a expansão da implementação, o Google levará a integração com o recurso da Coalition para outras plataformas, como o Youtube. Há também um longo caminho para que o padrão C2PA seja aderido por outras empresas do mercado.

Além do Google, Intel, Sony, Microsoft, Adobe, OpenAI, Truepic, BBC e Amazon são parceiras da Coalition.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X