Google está trazendo grandes novidades para a Play Store e quer que você passe mais tempo nela

Google está trazendo grandes novidades para a Play Store e quer que você passe mais tempo nela

O Google está trazendo uma série de novos recursos para sua loja Play Store no Android, visando aprimorar a experiência do usuário e tornar a plataforma mais atraente e funcional.

As atualizações incluem novas “Coleções” categorizadas, um programa de recompensas expandido, melhorias no serviço de assinatura Play Pass e um espaço curado para quadrinhos no Japão.

Leia também:

Google Fotos é o 10º app a atingir 10 bilhões de downloads na Play Store
Play Store: em breve você poderá pedir um app de presente para outra pessoa

Mudanças na Play Store

As mudanças foram apresentadas inicialmente durante uma coletiva de imprensa que aconteceu em Nova York na terça-feira (23). Quem falou sobre elas foi o vice-presidente da Play Store, Sam Bright, mostrando algumas melhorias que já tinham sido anunciadas antes durante a I/O.

Ele também falou sobre a chegada de mais recursos que IA, e a melhoria para que eles se tornem uma ferramenta verdadeiramente útil dentro da loja digital. A ideia é que a ferramenta possa fazer coisas como comparar aplicativos de mesma categoria para que o usuário entenda os pontos fracos e fortes com base nas avaliações reais desses apps.

De acordo com eles, essas mudanças chegam para fazer da Play Store “uma experiência completa que vai além de uma loja”, ou seja, que a loja de apps seja mais do que uma loja de apps.

Novas Coleções na Play Store

Play Store

Uma das principais novidades é a introdução das “Coleções”. Ao invés de tentar vender novos aplicativos, as Coleções são projetadas para destacar conteúdos de aplicativos que você já instalou, organizando-os em categorias como compras, assistir e ouvir.

Isso inclui uma linha de “continuar assistindo” para diversos aplicativos de streaming e as últimas ofertas de varejistas selecionados. Por exemplo, se você instalou o aplicativo do Magazine Luiza ou da Amazon, vai poder ver ali dentro da Play Store algumas ofertas de produtos dentro desses apps.

No caso dos streamings, o recurso visa facilitar a continuidade do uso dos aplicativos, permitindo que os usuários retomem suas atividades de onde pararam.

Melhorias no Play Pass e recursos de jogos

Play Store

O serviço de assinatura Play Pass do Google também recebeu melhorias significativas. Agora, os assinantes do Play Pass no PC podem jogar vários títulos ao mesmo tempo, o que permite, por exemplo, jogar Clash of Clans em uma janela enquanto joga outro jogo em outra parte da tela.

Essa funcionalidade aumenta a versatilidade do serviço, que já havia sido lançado em versão beta em 2022 e recebeu suporte a 4K.

Além disso, ao pesquisar por jogos, os usuários agora podem selecionar filtros de interesse para refinar os tipos de jogos que o Google Play sugere, tornando a busca por novos jogos mais personalizada e eficiente.

Expansão do programa de recompensas Play Points

Play Store

O Google está ampliando seu programa de recompensas Play Points com a introdução de “super prêmios semanais”. Disponíveis para membros ouro, platina e diamante, esses prêmios incluem dispositivos Pixel, produtos de jogos Razer e outros hardwares, além dos prêmios habituais.

Os prêmios serão rotativos semanalmente e podem ser reivindicados na aba de benefícios do Play Points, tornando o programa mais atraente para os usuários. Vale lembrar que o programa foi lançado aqui no Brasil há pouco tempo, e que por aqui os prêmios são diferentes.

Espaço curado para quadrinhos no Japão

Play Store

A empresa também revelou que os usuários Android no Japão ganharão um novo espaço curado no Google Play dedicado exclusivamente a quadrinhos. Esse espaço permitirá que os usuários acessem conteúdos relacionados a quadrinhos em um só lugar, incluindo prévias gratuitas do primeiro capítulo, eventos ao vivo, trailers, escolhas dos editores e avaliações de fãs, mesmo de aplicativos que não foram instalados.

Uma nova aba “quadrinhos” será adicionada diretamente na tela inicial do Google Play. A empresa também está explorando a possibilidade de expandir esses espaços curados para outras regiões, como fez anteriormente com uma seção de críquete na Índia.

Controle de dados e personalização na Play Store

Play Store

Outro importante avanço é o aumento do controle sobre os dados utilizados para as recomendações personalizadas do Google Play. Agora, os usuários podem escolher quais aplicativos podem conter dados sensíveis que não querem que sejam considerados nos algoritmos de personalização da loja.

Esta opção pode ser encontrada navegando até “Personalização no Play” no menu principal, permitindo maior privacidade e controle sobre as recomendações recebidas.

Algumas novidades já começaram a ser lançadas, embora a maioria em acesso antecipado. Outras ainda não têm data para chegar. As mudanças são interessantes, mas ainda não dá para saber se serão suficientes para que as pessoas passem mais tempo na loja de apps ou não, o que só o tempo dirá.

Fonte: The Verge

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X