O avanço da Inteligência Artificial já é um fato e, por isso, não é surpreendente ver o quanto ela está sendo implementada em cada vez mais soluções. O próprio Google já havia profetizado há cerca de um ano que ela teria um papel fundamental nas buscas da internet, e agora isso está cada vez mais real.
Durante a conferência para desenvolvedores I/O 2024 que aconteceu ontem (14), a empresa lançou a AI Overviews, ou Visões de IA, em tradução livre. Essa função, que antes era conhecida como Search Generative Experience (SGE), adiciona mais camadas para o seu mecanismo de busca com o uso da IA, prometendo mais efetividade e rapidez nos resultados.
Leia também:
Veo é a inteligência artificial do Google para criação de vídeos e que chega para competir com a Sora da OpenAI
Google I/O: Projeto Astra é a inteligência artificial que entende o ambiente através das câmeras dos celulares
Buscas do Google aprimoradas com Inteligência Artificial
Inicialmente as Visões de IA estão sendo liberadas apenas para usuários nos EUA, porém a empresa prometeu que em breve elas chegarão também para usuários ao redor do mundo.
De acordo com Liz Reid, a recém-instalada chefe de Pesquisa do Google, a IA está assumindo um papel cada vez mais central no processo de buscas. Ao automatizar tarefas tediosas e complexas, como resumir informações e organizar resultados, a IA está liberando os usuários para se concentrarem no que realmente importa, que é encontrar respostas para suas perguntas e descobrir novos horizontes de conhecimento.
Segundo ela, as “Visões de IA” são apenas o começo dessa revolução. O Google está implementando uma série de recursos alimentados por IA que prometem mudar a forma como interagimos com suas plataformas de buscas.
Essas novidades permitem por exemplo fazer buscas através de vídeos, ou até mesmo pedir por uma geração automática de itinerários em viagens ou até mesmo locais mais específicos para comer. Por exemplo, a nova forma de organização dos resultados pode facilitar uma busca para um restaurante, já que ela vai listar uma seleção de opções caso o usuário queira um jantar romântico ou um almoço de negócios.
Dessa forma, o Google está transformando seu mecanismo de buscas em um assistente pessoal inteligente, capaz de entender e atender às necessidades dos usuários de forma rápida e eficiente. Essa “IA-ificação” acontece graças ao Gemini, que consegue descobrir sobre o que o usuário está perguntando, seja na digitação, com falas ou até mesmo fotos e vídeos.
O Gemini está sendo usado em um novo modelo especializado para essa finalidade, capaz de resumir os resultados da internet e mostrar respostas mais diretas e até mesmo projetar e preencher a página de resultados para que ela seja mais eficaz.
Mas isso também não significa que a IA estará presente em todas as buscas. Quando for algo mais simples, como por exemplo alguém querendo entrar no site do Walmart, basta digitar o nome da loja no Google e o site logo vai aparecer nos resultados como acontece atualmente, sem precisar de IA para isso. De acordo com Redi, essa novidade será útil em buscas mais complexas, como aquelas que é preciso fazer várias pesquisas diferentes.
Um exemplo que ela dá é em relação a buscas locais e de lugares.
“Podemos fazer coisas como ‘Encontrar o melhor estúdio de yoga ou pilates em Boston com classificação acima de quatro estrelas a uma caminhada de meia hora do Beacon Hill.’ Talvez você também queira detalhes sobre qual oferece as melhores ofertas para iniciantes. E assim você pode obter informações combinadas, através do Knowledge Graph e através da web, e reunir tudo.”
Desafios pela frente e futuro promissor
Mas, claro, uma implementação em larga escala da IA na busca também conta com seus desafios. Liz Reid destaca a importância de encontrar o equilíbrio certo entre criatividade e factualidade ao treinar os modelos de IA. Embora a IA possa simplificar muitas tarefas, garantir a precisão das informações é crucial para manter a confiança dos usuários.
Além disso, o Google enfrenta o desafio de garantir que a implementação da IA não comprometa a diversidade e a qualidade das fontes de informação disponíveis na web. Enquanto a IA pode facilitar o acesso a informações relevantes, também é importante garantir que os usuários sejam direcionados a fontes confiáveis e que tenham autoridade nos assuntos.
No entanto, apesar desses desafios, a implementação da IA na busca promete revolucionar a forma como interagimos com a internet. Ao permitir que os usuários façam perguntas de maneira mais natural e obter respostas de maneira mais rápida e precisa, o Google está abrindo as portas para um futuro onde a busca na internet se torna uma experiência mais intuitiva e personalizada.
Fonte: The Verge
Deixe seu comentário