Google está adicionando recursos com Gemini AI no Maps

Google está adicionando recursos com Gemini AI no Maps

O Google está trazendo uma grande atualização para o Google Maps, e a grande novidade dessa vez é uma maior integração sua IA Gemini para ajudar os usuários a descobrir novos lugares e explorar cidades de forma ainda mais rápida e simples.

A partir desta semana, usuários de Android e iOS já terão acesso a uma série de recursos que prometem transformar a maneira como exploram o mundo ao seu redor. Confira algumas dessas novidades:

Leia também:

Google libera versão avançada da IA Gemini gratuitamente no Brasil
Gemini Live, a assistente de voz do Google, agora entende e responde em português

Gemini ajuda com em resumos de avaliações e respostas detalhadas

Gemini

Uma das novidades mais interessantes é uma melhoria na hora de procurar por locais específico. Quando um usuário seleciona um local, o Google Maps agora exibe resumos gerados por IA das avaliações dos usuários.

Além disso, uma nova opção chamada “Pergunte ao Maps sobre este lugar” permite que você faça perguntas específicas sobre o local, e o Gemini dará uma resposta baseada nas informações das avaliações disponíveis. Por exemplo, se você perguntar “É um ambiente tranquilo?”, a IA pode responder que o lugar tem uma “atmosfera animada e uma sensação aconchegante”, e você verá as avaliações reais usadas para que ela chegasse a essa resposta.

Durante uma demonstração, Miriam Daniel, chefe do Google Maps, explicou que o objetivo era garantir que as informações fossem “frescas e factuais”. A IA Gemini é capaz de processar até 100 milhões de atualizações diárias, o que é uma forma de garantir que os resultados sejam precisos e tragam informações atualizadas de lugares reais no mapa.

Immersive Views chega a mais países

Gemini

Outro grande destaque da nova atualização é a expansão da Immersive View, que agora cobre 150 cidades ao redor do mundo, como Bruxelas, Kyoto e Frankfurt. O Immersive View combina imagens de satélite e Street View para trazer uma visão aérea de locais, o que permite que os usuários possam ver as cidades tanto de cima quanto ao nível da rua.

Além disso, o recurso foi atualizado para mostrar como um local estará na data e hora que o usuário planeja estar lá, trazendo uma experiência visual mais realista e informada. Você pode ver por exemplo se a rua é bem iluminada, se terá locais abertos, entre outros detalhes.

Outra novidade é a possibilidade de buscar lugares com descrições específicas. Por exemplo, é só digitar uma consulta como “coisas para fazer com amigos à noite” e o Maps vai usar a IA Gemini para mostrar vários locais que são indicados para esse tipo de atividade. Esses locais podem incluir opções como bares estilo speakeasy ou locais com música ao vivo, o que ajuda a trazer novas ideias para explorar a cidade. As tradicionais respostas de pesquisa ainda estarão disponíveis logo abaixo das coleções inspiradas pela IA.

Navegação e direções mais precisas

google maps

A experiência de navegação no Google Maps também está melhorando. Os usuários poderão adicionar paradas no meio das suas rotas, ajudando na descoberta de pontos de interesse no caminho. Além disso, a navegação foi refinada para mostrar mais detalhes sobre áreas potencialmente complicadas, como instruções mais precisas sobre qual faixa usar ou quando fazer conversões.

Para aqueles que gostam de explorar com o Waze, o Google também está incorporando a IA Gemini para tornar o aplicativo ainda mais interativo. Agora, os motoristas poderão relatar incidentes na estrada usando comandos de voz, ajudando na atualização em tempo real de informações sobre o trânsito e perigos na via.

O Google Earth também está recebendo ferramentas de IA generativa que são particularmente úteis para planejadores urbanos. As novas funcionalidades oferecem acesso rápido a dados relevantes, ajudando a visualizar e planejar cidades de maneira mais eficaz.

Fonte: Google

Sobre o Autor

Avatar de Larissa Ximenes
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X