Durante o Google I/O a gigante das buscas demonstrou mais um dos seus projetos ousados, o Project Vault. Trata-se de um cartão microSD que inclui um chip ARM de baixo consumo, NFC, 4 GiB de armazenamento, sistema operacional embutido e um sistema de criptografia que foi projetado para funcionar em qualquer dispositivo que seja compatível com cartão microSD.
Com esse sistema de criptografia o cartão consegue guardar informações sensíveis aos proprietários, como por exemplo encriptar as ligações que realizamos . Devido a um processamento independente, o cartão consegue diagnosticar se o aparelho está sendo utilizado pelo seu dono.
Com esse computador disfarçado de cartão microSD será possível realizar sua autenticação antes mesmo que um aplicativo ou site solicite a sua senha. Basicamente o Vault é mais um projeto destinado a minimizar o uso de senhas convencionais, tendo um dispositivo completo para realizar a autenticação.
O Vault é compatível com Android, Windows e o OS X. Assim como acontece nos grandes projetos do Google, por enquanto esse protótipo está restrito a um grupo seleto de 500 pessoas que poderão ter esse primeiro contato com o cartão. Os planos do Google são de liberar primeiro para o setor corporativo, que irá servir como base para posteriormente liberar para usuários finais.
O que você achou da ideia? Deixe seu comentário abaixo.
Fonte: Softpedia