O Google finalmente demonstrou o seu “smartphone desmontável”, o tão aguardado Project Ara, durante a sua conferência para desenvolvedores. Diferentemente de outras ocasiões, desta vez não foi passada muitas informações técnicas, porquê, aliás, já existem muitas. O que foi realmente demonstrado e é o que mais interessa é o Project Ara em ação, funcionando.
Rafa Camargo, engenheiro do Google, subiu ao palco com uma bandeja cheia de peças, que formam o processador, a bateria e alto-falantes e as encaixou no corpo do celular. Tudo foi devidamente acoplado em seu devido lugar e no final Carmago ligou o aparelho. Ao decorrer do processo de demonstração Camargo tentou ativar a câmera que à princípio não funcionou, porque o bloco da mesma ainda não estava encaixado. Mas claro que o engenheiro pegou a peça correspondente e a encaixou em seu devido compartimento. E então demonstrou a câmera em funcionamento. Tudo meticulosamente preparado para criar uma tensão no público bem ao estilo Steve Jobs.
Uma das coisas mais impressionantes que também foi demonstrada é que para ativar algum bloco não será necessário reiniciar o aparelho. Durante a apresentação Camargo acoplou o bloco da câmera com o smartphone ligado e ainda tirou uma foto do público que estava presente. 🙂
Rafael Camargo tira uma foto do pessoal durante a Google I/O 2015
Confira abaixo a apresentação do Ara na Google I/O 2015
Se tudo ocorrer como esperado, um teste-piloto do aparelho irá começar em Porto Rico no final do ano. Vamos aguardar. Você está ansioso pelo Ara? Deixe seu comentário abaixo.