Anúncios que abusam de recursos do dispositivo, como aqueles que impactam diretamente a autonomia da bateria e plano de dados, serão bloqueados no Google Chrome. Em nota, Marshall Vale, gerente de produto do Chrome, explicou que o navegaodr irá interromper gradualmente a exibição anúncios “pesados” a partir do final de agosto.
“Descobrimos recentemente que alguns dos anúncios consomem uma parcela desproporcional dos recursos do dispositivo, como bateria e dados de rede, sem que o usuário possa saber “, explica o Google.
A consequência desses anúncios durante a navegação em dispositivos, como notebooks e smartphones, representa um impacto direto na autonomia geral da bateria do aparelho com uma carga. O limite que será aplicado pelo Google é o seguinte: 4 MB de dados de rede ou 15 segundos de uso da CPU em qualquer período de 30 segundos ou 60 segundos do uso total da CPU”.
O Google relata que 0,3% dos anúncios atualmente excedem os limites acima. Mas essa parcela muito pequena de anúncios representa 27% do consumo de dados e 28% da operação do processador. Então, o Google resolveu agir nesse sentido.
O navegador irá avisar o usuário quando um navegador foi bloqueado. A funcionalidade será testada nos próximos meses antes de ser lançada na versão estável do Chrome em agosto de 2020.