É comum que durante julgamentos de grandes empresas, segredos e informações que antes eram sigilosas acabem sendo reveladas. E é o que está acontecendo com o Google durante o julgamento contra a Epic, que vem se desenrolando em mais e mais episódios na justiça.
Uma informação interessante que acabou sendo revelada em um desses julgamentos é a de que o Spotify tem um acordo que era secreto com o Google e que se mostra bem generoso para o aplicativo de streaming de música: o de não precisar pagar taxas padrões.
Leia também:
Spotify deve lançar assinatura Superpremium com áudio lossless, playlist com AI, e mais
Spotify Jam permite que você crie playlists colaborativas em tempo real com seus amigos
O acordo entre Google e Spotify
O chefe de parcerias globais do Google, Don Harrison, testemunhou que o Spotify pagava uma comissão de 0% quando os usuários optavam por comprar assinaturas por meio do sistema próprio do Spotify.
No entanto, se os usuários escolhessem o Google como processador de pagamento, o Spotify repassava apenas 4%, uma quantia significativamente menor do que a taxa padrão de 15% aplicada pelo Google para outros aplicativos.
O acordo acaba mostrando como existem diversas negociações a respeito desse tipo de pagamento de taxa, e até mesmo vantagens para certos aplicativos e desenvolvedores, o que pode ser visto como injusto por muito já que isso pode ter muito a ver com a influência e com o valor recebido em cada app.
Não é à toa que o Google tentou manter esses detalhes sobre o acordo com o Spotify em segredo. A própria empresa argumentou que fez isso porque a divulgação poderia prejudicar as negociações com outros desenvolvedores que buscam taxas mais favoráveis.
Lembrando que em 2022 o Google lançou o programa User Choice Billing, que diminui em 4% a comissão paga para a Play Store caso os desenvolvedores utilizem seus próprios sistemas de pagamento. Com isso, a taxa cai de 15% para cerca de 11%. Ainda assim não é uma diminuição muito significativa, principalmente levando em conta esse acordo com a Spotify.
Até porque para oferecer um sistema de pagamento próprio, os desenvolvedores acabam tendo gastos para o processamento de pagamentos, ou seja, muitas vezes nem vale a pena.
Assunto é mais do que importante no processo
O contexto desse acordo ocorre no meio da batalha legal entre a Epic Games, editora do popular jogo Fortnite, e o Google. A Epic processou o Google em 2020, alegando que a Google Play Store representava um monopólio ilegal por causa das altas taxas de compra no aplicativo.
Enquanto a Epic continua sua batalha legal, tudo deixa claro que Spotify parece ter encontrado uma solução mais fácil e econômica para evitar atritos semelhantes com o Google.
Don Harrison, durante seu depoimento, revelou que o acordo também era benéfico para o Google, obviamente. Ele ressaltou a importância “sem precedentes” do Spotify e como o funcionamento adequado do serviço era crucial para a adoção de telefones Android.
“Um pequeno número de desenvolvedores que investem mais diretamente no Android e no Play pode ter taxas de serviço diferentes como parte de uma parceria mais ampla que inclui investimentos financeiros substanciais e integrações de produtos em diferentes formatos. Essas parcerias de investimento chave nos permitem atrair mais usuários para o Android e o Play, melhorando continuamente a experiência para todos os usuários e criando novas oportunidades para todos os desenvolvedores.”
Essa declaração destaca o poder que aplicativos populares detêm e como as plataformas podem estar dispostas a fazer acordos personalizados para garantir sua presença contínua.
Inclusive, eles revelaram ainda que um acordo também foi oferecido para a Netflix, que teria uma taxa de 10% para compras através da loja do Google. Mas a gigante do streaming não aceitou esse acordo e não oferece mais compras in app pela Play Store.
O próprio Spotify também parece ter conseguido esse acordo diante de reclamações e propostas. Esse ano ele parou de oferecer suporte ao sistema de cobrança da App Store porque a taxa de comissão lá era de 30%.
O Spotify também foi membro da Coalition for App Fairness junto com a Epic e apoiava o processo antitruste contra a Apple e o Google nesse sentido.
Porém, no final, ele acabou encontrando uma solução um tanto mais rápida e fácil do que a Epic, sem contar bem mais barata em todos os sentidos.
Fonte: The Verge
Deixe seu comentário