Poucos dias após o início do prazo para a declaração do Imposto de Renda do ano de 2024, que teve seu começo oficial na última sexta-feira (15), as autoridades fiscais brasileiras e órgãos competentes, como o Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR Gov), já se depararam com algumas tentativas de golpes digitais.
O relatório emitido por essa entidade de segurança alerta os contribuintes quanto à presença de aplicativos ilícitos e fraudulentos nas lojas digitais destinadas aos usuários dos sistemas operacionais Android e iOS.
Leia também
Brasileiros perderam mais de R$ 1 bilhão em golpes digitais em 2023, 12% a mais que 2022
Golpes na compra e venda de celulares causam prejuízo de mais de R$ 85 milhões nos primeiros 8 meses do ano, revela OLX
Estes aplicativos maliciosos foram desenvolvidos para se assemelharem fortemente, tanto visualmente quanto funcionalmente, ao aplicativo legítimo do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) referente ao exercício de 2023, criando uma armadilha para os usuários menos atentos ou que não entendem tanto assim de tecnologia.
Apps falsos podem roubar dados dos contribuintes
Ao utilizar tais apps falsificados, os contribuintes correm o risco de inadvertidamente compartilhar dados pessoais e financeiros sensíveis, sendo enganados pela aparência real destes programas e por acreditarem que estão fazendo algo tão sério quanto declarar o imposto de renda.
A situação segue em constante monitoramento, mas até o presente momento não foram divulgadas imagens que permitam identificar estes aplicativos fraudulentos de maneira conclusiva, tampouco há informações claras sobre a continuidade da disponibilidade destes nas respectivas lojas de aplicativos. Neste ínterim, nem a Apple nem o Google manifestaram-se publicamente acerca das medidas tomadas contra esse tipo de ameaça.
Para aqueles que precisam realizar a declaração do Imposto de Renda 2024 de forma segura, recomenda-se enfaticamente baixar o aplicativo oficial através da Google Play Store aqui ou adquiri-lo para dispositivos iOS aqui.
Como evitar os golpes do Imposto de Renda?
Como formas de precaução e para evitar tornar-se vítima desses esquemas fraudulentos, é de suma importância verificar alguns indicadores de confiabilidade como, por exemplo, ler cuidadosamente os comentários deixados por outros usuários na loja digital, observar o volume de downloads do aplicativo e investigar a reputação do desenvolvedor, que no caso do app legítimo é apresentado como Serviços e Informações do Brasil – um selo de autenticidade e segurança para os usuários.
Além disso, outra alternativa segura é visitar diretamente o site oficial da Receita Federal e efetuar o login através da plataforma gov.br.
Vale lembrar que os contribuintes possuem um prazo determinado, que vai até o dia 31 de maio, para enviarem suas informações contábeis de forma completa e correta para a Receita Federal, evitando assim a incidência de multas por atraso ou entrega inadequada do documento fiscal.
Fonte: CTIR Gov
Deixe seu comentário