A taiwanesa Gigabyte está largando na frente na corrida dos SSDs NVMe compatíveis com a interface PCIe 4.0, que, até o momento, pode ser utilizado apenas com processadores Ryzen 3000 e placa-mãe X570. A companhia que revelou durante a Computex 2019 a linha de unidades de estado sólido Aorus NVMe Gen 4 divulgou mais informações sobre série que chegará ao mercado em três opções de capacidade – 500 GB, 1 TB e 2 TB.
O Aorus NVMe Gen4 é um SSD M.2 2280 que utiliza chips de memória TLC NAND Toshiba Bisc4 de 96 camadas e controladora Phison PS5016-E16 construída em 28nm. Há também um cache DDR4 e, é claro, o suporte ao protocolo NVMe 1.3. Em relação à performance, a transferência de dados é até 40% superior aos SSDs PCIe 3.0.
“Quando a especificação PCIe 4.0 foi anunciada, a Gigabyte já estava um passo à frente na preparação para o desenvolvimento do produto“, explicou Jackson Hsu, Diretor da Divisão de Desenvolvimento de Produtos de Canal da Gigabyte. “Através do menor tamanho e atributos superiores de desempenho da interface NVMe PCIe 4.0 M.2, os usuários em busca de desempenho poderão alcançar o melhor desempenho com SSD”.
A Gigabyte promete que a unidade alcança 5.000 MB/s em leitura sequencial e 4.400 MB/s em escrita sequencial. Além da performance superior aos SSDs AHCI os modelos NVMe tem uma característica nada boa: são mais quentes, o que pode ocasionar redução na performance em determinados momentos. Para amenizar o problema, alguns modelos apostam num dissipador, o Aorus NVMe está nesse hall. A unidade conta com um dissipador de cobre e uma almofada térmica LAIRD de alta condutividade para reforçar a dissipação de calor.
“Comparado com SSDs com cobertura de um único lado ou dissipadores de calor menores, o AORUS NVMe Gen4 SSD fornece dissipação superior para mitigar o calor gerado em altas temperaturas quando o SSD está em operação, prolongando a vida útil do produto e reforçando o desempenho do SSD”, reforça a Gigabyte em nota.
Preço e disponibilidade
Os SSDs Aorus NVMe Gen4 contam com 5 anos de garantia. A Gigabyte não revelou o preço e data de lançamento das unidades.