Um recurso do Windows que não tem evoluído tanto do NT 4.0 até hoje é o gerenciador de tarefas. Mas no Windows 8 ele foi remodelado, ganhando novas formas de apresentar os dados. Além de mais completo para uso geral, ele fornece uma visão ampla do gerenciamento de processos e serviços para administradores e nerds.
No blog dos produtores do Windows 8 o novo artigo comenta o gerenciador de tarefas em servidores. Imagine um sistema com 160 processadores lógicos. O gerenciador de tarefas do Windows 7 exibiria 160 gráficos, justamente um para cada processador lógico. Como isso ficaria na janela? Totalmente ridículo e difícil de compreender, sendo praticamente inútil:
Gerenciador de tarefas atual exibindo o uso de 160 núcleos ou processadores lógicos
No Windows 8 esta parte será alterada radicalmente. Em vez dos gráficos aparecerão números indicando a porcentagem da carga de uso de cada processador. Mas olhar uma tabela cheia de números também não seria nada agradável… Bem, os quadrinhos serão coloridos: uma cor mais forte indica uma carga maior de processamento. Aí sim esta área fica mais prática:
Gerenciador de tarefas do Windows 8 exibindo os mesmos 160 processadores lógicos
Ao passar o mouse sobre um quadrinho será exibida a identificação dele, incluindo o número da CPU e o node. O sistema pode usar até 640 processadores lógicos. Se necessário aparecerá uma barra de rolagem na área dos quadrinhos.
O controle dos programas pode ser dedicado a determinado núcleo ou grupo de processadores, um processo que já é possível nas versões atuais. Só que agora ficou um pouco mais simples.
Definindo a afinidade
Escolhendo os processadores lógicos para o processo selecionado
Este método é destinado a usuários avançados e administradores em geral. Mas também serve para usuários domésticos, até mesmo em processadores com poucos núcleos: dá para dedicar alguma tarefa pesada a apenas alguns núcleos, sem comprometer o desempenho das outras aplicações rodando ao mesmo tempo.
Se você não puder ler em inglês o texto original (ou tente com tradução automática) confira depois o post no blog traduzido, ele deve aparecer lá em alguns dias. Vale também ler o artigo anterior sobre o gerenciador de tarefas do Windows 8, um texto mais básico.