Completando dois anos de existência e contando com quase 10 milhões de membros, a plataforma de streaming de jogos em nuvem da Nvidia, o GeForce Now, chegará ao Brasil no final deste ano.
A página principal do site do serviço já está em português e informa que o “O GeForce NOW está disponível nesta região”.
A expansão do GeForce NOW para outras regiões já estava nos planos da Nvidia, que, no dia 18 de março deste ano, anunciou que a plataforma estava alcançando 10 milhões de membros que iria inaugurar mais data centers ao redor do mundo.
O GeForce NOW chamará a atenção dos quase 100 milhões de gamers em toda América Latina. O continente ainda não possui um serviço de streaming de jogos em nuvem, pois o xCloud só estará operando oficialmente em setembro.
GeForce NOW irá democratizar o acesso aos games
O serviço, que terá o Xbox Game Pass como maior rival aqui no Brasil, será gerenciado pela empresa americana ABYA, que lançou o primeiro middleware para jogos em nuvem no hemisfério sul.
O Lançamento do GeForce NOW permitirá que mais pessoas tenham acesso a jogos mais modernos, que exigem hardwares mais potentes, mais caros e, portanto, não condizentes com a realidade socioeconômica da maioria do continente.
É possível rodar o serviço em celulares (Android e iOS), no PC, no MAC e nos navegadores Chrome e Safari (iPhone e iPad). A versão para iOS não possui aplicativo devido às normas da App Store, que afirmam que os desenvolvedores devem comercializar os jogos separadamente.
A ABYA afirmou que o GeForce NOW será lançado no final deste ano, mas o período de inscrições para testar a plataforma já começou. Para isso, basta acessar o site da ABYA clicando neste link.
Além disso, o GeForce NOW possui um plano de assinatura grátis em que necessário ficar em uma fila virtual para poder executar os jogos. A assinatura premium custa US$ 9,99 por mês e permite que o usuário jogue os games disponíveis em uma ótima qualidade. Nesse plano é possível utilizar o Ray Tracing e o DLSS 2.0 em títulos que tenham suporte a essas tecnologias gráficas.
GeForce Now terá integração com os serviços das operadoras de telefonia da América Latina
A ABYA afirma que servirá como “ponto de entrada” para o gamer casual ao oferecer o GeForce NOW para usuários de operadoras de telecomunicações. A empresa possui uma plataforma própria de jogos em nuvem similar à GeForce Now.
No entanto, Franco Miceli, CEO da companhia, afirma que a ABYA é a única empresa no mundo que oferece soluções para todos os gamers. Portanto, a empresa irá trabalhar para atender as necessidades dos gamers casuais aos mais assíduos.
A parceria da ABYA com operadoras de telecomunicações da América Latina irá permitir que o GeForce NOW atinja o mercado de massa. A inserção do serviço na região irá utilizar a infraestrutura existente, o que irá auxiliar na latência dos jogos.
Os planos iniciais da empresa, de acordo com o comunicado da ABYA à imprensa, são de lançar o GeForce Now nos cinco principais países da América do Sul: Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.
Ademais, essa empresa desenvolve componentes tecnológicos para criar soluções para execução de games em nuvens e sua expansão na América Latina.
Embora sua sede seja em Nova York, a ABYA é financiada pela Agência Nacional de Pesquisa do Uruguai e por investidores uruguaios. Isso explica, certamente, o investimento em infraestrutura de computação em nuvem no continente latino-americano.