Gartner: SSDs terão preços mais acessíveis em 2012

A Gartner, renomada empresa de pesquisa, acredita que os SSDs vão finalmente chegar a preços mais acessíveis no próximo ano. A companhia estima que, no segundo semestre de 2012, drives populares baseados em flash chegarão ao preço de 1 dólar por gigabyte, colocando os preciosos SSDs em alcance da maioria dos consumidores, e não apenas entusiastas com a “mão molhada”.

O SSD série 320 de 80 GB da Intel, atual geração da empresa (na verdade uma segunda geração atualizada do X25-M), possui preço de 180 dólares, ou 2,25 dólares por gigabyte. Este preço obviamente sobe quando viramos os olhos para os modelos equipados com SATA 6 Gb/s, como a série 510 da Intel ou Vertex 3 da OCZ. Em comparação, não é difícil encontrar HDs de 1 TB ou 2 TB por menos de 10 centavos de dólar a unidade (no exterior, claro).

Embora os SSDs tenham ficado mais acessíveis ao longo dos últimos anos, a Gartner espera que os preços de memória flash caiam em 30% neste ano, seguido de mais 36% no próximo. Os declínios são atribuídos ao aumento de tablets e outros dispositivos que possuem memória flash integrada. Os consumidores não apenas compram mais chips flash, mas demandam soluções de capacidade cada vez mais alta, e isso faz com que os fabricantes aumentem sua produção, que eventualmente permitem aos preços caírem.

Ainda que muitos leitores agora estejam excitados em comprarem SSDs mais baratos para seus desktops e notebooks, a Gartner nota que esses tipos de drives representam uma pequena porcentagem do mercado de flash NAND. Enquanto cartões e pendrives juntos somam 38% do consumo NAND em 2010, SSDs apenas tiveram fatia de 7,9%. Com os preços em declínio, é esperado que esta porcentagem duplique para 15,9% em 2012.

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Veja também
Publicações Relacionadas
Localize algo no site!