Já era esperado que a Samsung fosse lançar o Galaxy S21, S21+ e S21 Ultra sem carregadores e fones de ouvido na caixa. No entanto, após a polêmica do iPhone 12, houve um pouquinho de esperança por parte dos consumidores.
Essa esperança foi destruída ontem (7), quando a Anatel homologou a comercialização dos aparelhos no Brasil sem carregadores.
No Certificado de Conformidade Técnica do Produto – documento que libera a comercialização de produtos em território brasileiro – há a informação de que O Galaxy S21, assim como suas outras versões, não contarão com fones de ouvido e carregadores. Confira o print do certificado abaixo.
Sendo assim, mais uma vez a Apple aparece na vanguarda de uma tendência da indústria de telefonia móvel que não beneficia tanto o consumidor.
É muito provável de que essa tendência seja para gerar mais lucro para essas empresas, pois as duas empresas divulgaram bastante seus fones wireless.
O Galaxy Buds Pro será lançado no mesmo período que o S21 em um evento em meados de janeiro do ano que vem. Portanto, fica mais do que óbvio o motivo dessa ação.
Quanto aos carregadores, a Samsung tem modelos de sobra disponíveis àqueles que não possuem um carregador antigo dos celulares da empresa coreana.
Contudo, a justificativa da Apple é sobre diminuir o impacto ambiental, reduzindo as emissões de carbono, algo que está sendo contestado pelo Procon de São Paulo.
É muito provável que a Samsung apresente a mesma justificativa, porém, é necessário apresentar um plano ambiental convincente para não criar problemas com órgãos de proteção ao consumidor.
A Anatel, como é visto no certificado acima, testou dois carregadores diferentes, ambos de 25W, no Galaxy S21, que funcionaram de maneira tranquila no aparelho.