G-Assist, o assistente de IA da NVIDIA, será lançado para o app

O G-Assist estará disponível diretamente no aplicativo da Nvidia, trazendo um novo nível de automação e personalização para PCs equipados com GPUs GeForce RTX.

Entre as novidades em termos de IA que a Nvidia revelou durante sua apresentação na CES 2025, está o Project G-Assist. Ele traz um assistente de inteligência artificial que promete simplificar e otimizar a vida dos jogadores e criadores de conteúdo.

Anunciado oficialmente para ser lançado em fevereiro, o G-Assist estará disponível diretamente no aplicativo da Nvidia, trazendo um novo nível de automação e personalização para PCs equipados com GPUs GeForce RTX.

Leia também:

Novos NPCs de IA da Nvidia se comportam como amigos reais nos jogos
Nvidia DLSS 4 promete ganho no desempenho de até 8x

O que é o Project G-Assist?

O Project G-Assist é um assistente de IA desenvolvido para rodar localmente em PCs com placas GeForce RTX, oferecendo suporte para otimização de sistemas, configurações de jogos, monitoramento de desempenho e até controle de periféricos. A grande novidade é que tudo isso será feito por meio de comandos de texto ou voz, o que facilita bastante a interação do usuário com o computador.

A tecnologia foi inicialmente apresentada como uma demo na Computex há seis meses, e agora chega com sua primeira versão integrada ao app da Nvidia. Segundo a empresa, a ideia por trás do G-Assist é diminuir a complexidade das configurações de hardware e software, oferecendo uma experiência mais acessível e intuitiva.

Como funciona o G-Assist?

O assistente utiliza um Small Language Model (SLM) especialmente ajustado, capaz de interpretar comandos de linguagem natural e acionar uma variedade de APIs da Nvidia e de terceiros. Isso significa que o G-Assist consegue realizar tarefas complexas, como:

  • Otimizar configurações de jogos e do sistema para alcançar o melhor desempenho possível.
  • Monitorar e exportar métricas de desempenho, como FPS, latência, temperatura da GPU e uso do processador.
  • Realizar diagnósticos em tempo real para identificar e solucionar gargalos de sistema, melhorar a eficiência energética e até aplicar overclock na GPU.
  • Controlar periféricos compatíveis, como ajustar iluminação de dispositivos da Logitech G, Corsair, MSI e Nanoleaf.

O G-Assist estará disponível diretamente no overlay do app Nvidia. Os usuários poderão interagir com o assistente digitando comandos na interface de chat ou usando um atalho push-to-talk para enviar comandos por voz.

Essa facilidade de comandos garante que o assistente esteja sempre acessível, seja para ajustar rapidamente um jogo ou verificar o status do sistema durante uma sessão de gameplay.

Vantagens do G-Assist

Diferentemente de assistentes que dependem da nuvem, o G-Assist roda localmente, aproveitando o poder de processamento da própria GPU GeForce RTX. Isso traz uma série de vantagens, como por exemplo o desempenho offline, já que não precisa de uma conexão com a internet para usar o assistente.

Além disso, ele é um recurso gratuito para todo e qualquer usuários que tenha uma GPU GeForce RTX instalada em sem computador, ou seja, sem precisar de assinaturas e nenhum custo adicional.

O G-Assist também tem a vantagem do baixo impacto de desempenho, já que durante o uso do assistente, a GPU aloca uma pequena parte de seu processamento para a IA, o que pode causar uma leve queda no desempenho, mas que dura poucos segundos. Depois de acabar a tarefa, o sistema volta para sua performance total.

Expansão e personalização

A Nvidia também deixou claro que o G-Assist não é apenas uma ferramenta pronta para uso, mas também uma plataforma aberta para desenvolvedores e entusiastas. A empresa revelou que vai permitir que a comunidade crie e compartilhe novos plugins para o assistente, o que ajuda a aumentar suas funcionalidades de forma colaborativa.

A Nvidia vai ainda disponibilizar um repositório no GitHub com exemplos e documentação, permitindo que qualquer pessoa crie novos comandos e integre ao assistente por meio de arquivos JSON.

Além disso, parceiros da Nvidia como MSI, Logitech e HP já estão desenvolvendo suas próprias versões do assistente, integrando a tecnologia em softwares como MSI Center, Afterburner e Omen Gaming Hub.

fonte: nvidia

Postado por
Redatora apaixonada por tecnologia, séries e jogos. Adoro explorar tendências tech, mergulhar no universo geek e transformar tudo isso em conteúdo que conecta e inspira!
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Localize algo no site!