Funcionários da NetEase, desenvolvedora de Marvel Rivals, são presos por suspeita de lavagem de dinheiro

Funcionários da NetEase, desenvolvedora de Marvel Rivals, são presos por suspeita de lavagem de dinheiro

A NetEase Games é uma das maiores empresas de jogos da China, conhecida atualmente por operar versões locais de grandes jogos da Blizzard e por ser desenvolvedora do aguardado Marvel Rivals. Porém a empresa está em uma fase complicada, visto que um escândalo recente abalou suas estruturas.

Acontece que um relatório divulgado pelo site chinês Leifeng apontou a prisão de seu gerente geral de marketing, Xiang Lang, e de vários funcionários da companhia sob suspeita de lavagem de dinheiro. Assim, a NetEase Games se vê no centro de uma investigação que expõe possíveis irregularidades dentro de sua equipe.

Leia também:

A maior rede de streaming pirata do mundo foi fechada pela polícia
Galaxy Z Flip vira bodycam para policiais

O caso e as investigações

NetEase

Segundo o relatório, a NetEase foi quem orquestrou uma operação armadilha para confirmar as suspeitas sobre Xiang Lang e sua equipe. A tradicional reunião semanal do departamento de marketing, realizada nas quartas-feiras em Guangzhou, foi estrategicamente remarcada para Hangzhou.

Quando Xiang Lang e outros suspeitos chegaram ao novo local, foram detidos para investigação. A operação relembra o caso da empresa Lilith Games, que em janeiro convocou uma funcionária suspeita de corrupção, Amy Liu, de Pequim para Xangai para conseguir prendê-la.

Os valores envolvidos no escândalo são altíssimos. De acordo com os rumores, contratos suspeitos giram em torno de 2 bilhões de yuans (cerca de 274 milhões de dólares), com o valor estimado de dinheiro realmente desviado entre 800 milhões e 1 bilhão de yuans (entre 111 milhões e 140 milhões de dólares).

Esses contratos afetam diretamente 28 fornecedores, o que aumenta ainda mais o impacto do caso. O escândalo vai além de Xiang Lang, incluindo vários de seus subordinados responsáveis por investimentos em mídia para grandes títulos da NetEase. A maioria dos funcionários envolvidos já não está mais registrada no sistema interno da empresa.

Repercussões para os funcionários

A história de Xiang Lang com a NetEase tem altos e baixos. Anos atrás, ele deixou a empresa para trabalhar na Funplus, mas acabou tendo uma recepção negativa em seu novo cargo, o que fez com que ele voltasse para a NetEase. Depois de ficar por um tempo em cargos menores, ele voltou a ocupar uma posição de liderança no departamento de marketing, chegando a se tornar a segunda figura mais importante do setor em quatro anos. Agora, sob investigação, o futuro de sua carreira é incerto.

Para os funcionários da NetEase em geral, o escândalo também teve consequências imediatas. Diversos deles afirmaram que os protetores de tela de seus computadores foram atualizados para exibir mensagens de conformidade e integridade, deixando claro a postura anticorrupção da empresa.

Esse é o segundo grande movimento da NetEase em menos de um ano para reprimir práticas corruptas entre seus colaboradores, uma ação vista como uma forma de “dar um exemplo” a toda a empresa.

NetEase ainda tem planos para superar o escândalo

Desde que o caso foi divulgado, o preço das ações da NetEase (NTES) sofreu uma queda de 5% nas primeiras horas de negociação, o que mostra a preocupação dos investidores com a situação e as possíveis repercussões do caso. Embora alguns funcionários já tenham sido liberados, Xiang Lang ainda não deu declarações sobre o caso, enquanto a investigação continua a todo vapor.

Apesar desse abalo, a NetEase mantém suas ambições de expansão internacional. Recentemente, a empresa adquiriu estúdios renomados, como o Grasshopper Manufacture, de Suda51, em 2021, e a Quantic Dream em 2022. Além disso, colaborações com a Blizzard Entertainment, como o lançamento de Diablo Immortal, são provas de que a empresa de fato visa alcançar novos mercados. Ainda assim, é possível que o caso atual pode colocar em xeque a confiança de futuros parceiros e investidores.

O título mais esperado da empresa, Marvel Rivals, um jogo de tiro 6v6 com personagens da Marvel, está previsto para lançamento em 6 de dezembro. A NetEase espera que o jogo, que contará com 26 personagens jogáveis no lançamento, seja um sucesso, mesmo em meio às dificuldades.

Fonte: Leifeng, thegamer

Sobre o Autor

Avatar de Larissa Ximenes
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X