O Framework Laptop 13 destaca-se pelo seu impressionante grau de personalização, permitindo a troca de componentes com uma simplicidade comparável à dos desktops. A maioria das fabricantes permitem que o cliente escolha alguns componentes do notebook na hora da compra. Mas depois que o aparelho chega, só dá pra trocar a unidade de armazenamento e a memória RAM.
Mas no Framework Laptop em breve será possível até mesmo utilizar um processador do tipo RISC-V, abandonando os tradicionais chips x86. Caso você não saiba, a arquitetura RISC-V utiliza um conjunto reduzido de instruções simples e rápidas, proporcionando eficiência energética e de desempenho. Como é de código aberto, permite uso e modificação livre de licenças.
O que é o Framework Laptop
Muitos fabricantes oferecem personalização limitada em notebooks, focando em CPU e tecnologia de tela. Após a compra, substituir componentes por versões não originais é raro, sendo comum apenas a expansão de RAM ou armazenamento.
A Framework Laptop destaca-se por sua modularidade. Trocar peças nessa linha é simples, permitindo alterações como teclado, tela e seleção de portas de comunicação, incluindo USB e HDMI.
Até a CPU e placa-mãe são intercambiáveis, possibilitando a transição entre chips Intel e AMD conforme a sua necessidade. Recentemente, a Framework revelou uma nova opção de customização: o suporte para chips RISC-V, ampliando ainda mais as opções de atualização.
Como isso é possível?
A Framework revelou uma nova placa-mãe para seu Laptop 13, equipada com um processador RISC-V. Esse lançamento expande as opções de hardware do dispositivo, que já era compatível com chips Intel e AMD (x86). A criação da placa conta com a colaboração da DeepComputing, conhecida pelo DC-Roma que opera com Ubuntu Linux e é impulsionado por um chip RISC-V.
O coração dessa nova placa-mãe é o StarFive JH7110, um processador RISC-V de 64 bits com quatro núcleos que atingem até 1,5 GHz e uma GPU IMG BXE-4-32 de 600 MHz. No front do software, a Canonical e a Red Hat foram consultadas para assegurar que tanto o Ubuntu quanto o Fedora rodem sem problemas neste novo componente.
Ainda em desenvolvimento, a placa-mãe da Framework não tem previsão de lançamento ou preço definidos. A empresa adverte que o produto mira um público específico:
A placa-mãe é extremamente interessante, mas queremos deixar claro que, nesta geração, ela visa principalmente permitir que desenvolvedores e entusiastas comecem a testar e criar com RISC-V. O conjunto de recursos e o desempenho ainda não são competitivos em relação às placas-mãe para Framework Laptop com tecnologia Intel e AMD.
Nos EUA, os modelos de entrada do Framework Laptop 13 têm preço inicial de US$ 799, cerca de R$ 4.375 na cotação vigente.
Deixe seu comentário