A batalha entre a Epic Games e a Apple acontece já há alguns anos, e com isso seu principal jogo Fortnite se mantém afastado dos aparelhos iOS também há algum tempo. Mas ao que tudo indica isso irá mudar em breve. Ao menos na Europa.
Acontece que a Epic Games, que enfrentou tanto a Apple quanto o Google nessa questão, ganhou uma vitória por lá, trazendo mudanças significativas das regras da App Store na União Europeia e abrindo caminho para a volta do Fortnite. Saiba mais da história.
Leia também:
Epic Games é multada em mais de 1 milhão de euros por práticas comerciais injustas no Fortnite
Apple encerra conta de desenvolvedor da Epic Games no iOS
O início da disputa, resultados legais e impactos na UE
Tudo começou em 2020, quando Tim Sweeney, fundador da Epic Games, criticou abertamente a Apple e o Google, afirmando que as lojas de aplicativos dessas empresas “estão ganhando mais dinheiro com obras criativas do que os próprios criadores.” Esta crítica se referia à taxa de 30% que a Apple cobra sobre cada compra feita na App Store.
Em resposta, a Epic Games implementou mudanças no Fortnite para contornar o sistema de pagamento da App Store, o que levou a Apple a bloquear o jogo da sua plataforma. Esse bloqueio resultou em um processo judicial movido pela Epic contra a Apple, seguido de um contra-processo da Apple contra a Epic.
A batalha legal culminou em janeiro de 2024, quando a Suprema Corte dos EUA decidiu principalmente a favor da Apple. No entanto, a situação na União Europeia tomou um rumo diferente. Sob a pressão do Digital Markets Act (DMA), a Apple foi obrigada a realizar várias mudanças significativas em sua App Store.
O DMA exige que os desenvolvedores que oferecem seus aplicativos pela App Store possam informar os clientes sobre opções de compra alternativas e permitir que essas compras sejam feitas sem o corte de receita pela Apple. Essa regulamentação abre uma nova oportunidade para a Epic Games, uma das maiores adversárias da Apple.
Retorno do Fortnite ao iOS
A Epic Games anunciou recentemente que submeteu a Epic Games Store e o Fortnite ao “processo de notificação exigido” pela Apple. Este passo é crucial para o retorno dos serviços da Epic ao iOS na União Europeia. Se tudo correr conforme o planejado, a Epic Games lançará sua loja e o Fortnite no iOS nos próximos meses.
No entanto, o “processo de notificação” pode demorar, não apenas devido à revisão humana pela Apple, mas também devido à animosidade persistente entre as duas empresas. O anúncio da novidade aconteceu por parte da própria Epic Games, que fez uma postagem no X, antigo Twitter.
Status update on our mobile plans:
DONE:
✅ Submitted the Epic Games Store and Fortnite to Apple for their required notarization process.
IN PROGRESS:
◻️ Launch! Targeting the next couple months for the store and Fortnite on iOS in the EU.
◻️ Bring our games to other mobile…
— Epic Games Newsroom (@EpicNewsroom) June 28, 2024
Nela, é possível ver que eles esperam que esse processo aconteça dentro de dois meses, e com isso o lançamento do jogo no iOS na Europa. O post também deixa claro que a Epic que levar seus jogos para outras lojas de jogos mobile e também nas Américas.
Fonte: phonearena
Deixe seu comentário