O Threads literalmente deu o que falar na semana de seu lançamento. No entanto, parece que as coisas arrefeceram um pouco passados alguns dias. Vale relembrar que a nova rede social da Meta teve uma ascensão meteórica. Em apenas 5 dias a plataforma já tinha mais de 100 milhões de usuários. Mas como anda o engajamento destes usuários?
Um relatório divulgado pela SimilarWeb, empresa que fornece serviços de Web Analytics, revelou que o número de usuários ativos na plataforma basicamente despencou.
Leia também
Tudo o que você precisa saber sobre o Threads
Lançamento do Threads fez com que Mark Zuckerberg ficasse US$ 61 bilhões mais rico
O pico de atividade do Threads ocorreu no dia 07 de julho (dois dias depois de seu lançamento). Nessa data o “Twitter do Instagram” registrou um total de 49 milhões de usuários. Já no último dia 14, esse número havia diminuído para 23,6 milhões de pessoas ativas na plataforma.
Tempo médio também diminuiu
Além das pessoas não estarem retornando ao Threads, aquelas que ainda continuam diminuíram o tempo que gastam na rede social. O relatório da SimilarWeb mostra que no dia 07 de julho o tempo médio de utilização da plataforma nos Estados Unidos foi de 21 minutos. Hoje, o tempo médio de utilização está em apenas 6 minutos. Se formos olhar para os dados globais, o tempo médio diminuiu para 5 minutos.
Ou seja, quem ainda usa a nova rede social entra só para dar uma olhadinha e logo sai do aplicativo. E se formos comparar com o Twitter? Bem, nesse caso, veremos que apesar de todos os problemas, o Twitter ainda mantém uma base de usuários bem engajada. No dia que o Threads teve o pico de tráfego com 49 milhões de usuários, o Twitter estava com 109 milhões. Ou seja, o Threads alcançou apenas 45% do tráfego do Twitter.
E olhando os números de maneira mais fria, podemos perceber que o lançamento do Threads não afetou tanto assim o Twitter. Por exemplo, nos dois dias posteriores ao lançamento do Threads, o volume de tráfego no Twitter caiu apenas 5%.
Além disso, o tempo médio de utilização do Twitter caiu apenas 4,3%, chegando a 25 minutos por dia. É um tempo ainda superior ao máximo atingido pelo Threads. Em outras palavras, a nova rede social da Meta não conseguiu superar o passarinho azul em tempo médio de uso também.
Motivos para a queda
Alguns fatores explicam essa queda de rendimento do Threads. O seu crescimento meteórico se deve, em boa parte, por usuários curiosos. Gente que só queria saber o que era e como usava esse tal de Threads. A integração com o Instagram e a facilidade para se criar uma conta também contribuíram para o aumento exponencial do número de usuários. Passada a novidade, os curiosos simplesmente abandonaram a plataforma.
Outro motivo que pode explicar isso é que o app não foi lançado na União Europeia por questões de privacidade. Se o Threads estivesse ativo na Europa, certamente o número de usuários e o tempo de utilização seriam bem maiores.
Mas o principal fator para a perda de interesse no Threads é a falta de novidades e recursos. O próprio Adam Mosseri, CEO do Instagram, revelou em entrevista que a nova rede social foi feita em apenas 5 meses. Então ela ainda está muito “crua” e falta uma série de recursos importantes.
A falta de uma versão web, de um feed que mostre o conteúdo apenas de quem você segue, de hashtags clicáveis, de um Trending Topics, dentre outros recursos fazem com que o Threads não seja tão interessante quanto o Twitter.
Fonte: SimilarWeb
Deixe seu comentário