Fogo de palha? Número de usuários ativos no Threads despenca após sucesso inicial

Fogo de palha? Número de usuários ativos no Threads despenca após sucesso inicial

O Threads literalmente deu o que falar na semana de seu lançamento. No entanto, parece que as coisas arrefeceram um pouco passados alguns dias. Vale relembrar que a nova rede social da Meta teve uma ascensão meteórica. Em apenas 5 dias a plataforma já tinha mais de 100 milhões de usuários. Mas como anda o engajamento destes usuários?

Um relatório divulgado pela SimilarWeb, empresa que fornece serviços de Web Analytics, revelou que o número de usuários ativos na plataforma basicamente despencou.

Leia também
Tudo o que você precisa saber sobre o Threads
Lançamento do Threads fez com que Mark Zuckerberg ficasse US$ 61 bilhões mais rico

O pico de atividade do Threads ocorreu no dia 07 de julho (dois dias depois de seu lançamento). Nessa data o “Twitter do Instagram” registrou um total de 49 milhões de usuários. Já no último dia 14, esse número havia diminuído para 23,6 milhões de pessoas ativas na plataforma.

threads week 1

Tempo médio também diminuiu

Além das pessoas não estarem retornando ao Threads, aquelas que ainda continuam diminuíram o tempo que gastam na rede social. O relatório da SimilarWeb mostra que no dia 07 de julho o tempo médio de utilização da plataforma nos Estados Unidos foi de 21 minutos. Hoje, o tempo médio de utilização está em apenas 6 minutos. Se formos olhar para os dados globais, o tempo médio diminuiu para 5 minutos.

Ou seja, quem ainda usa a nova rede social entra só para dar uma olhadinha e logo sai do aplicativo. E se formos comparar com o Twitter? Bem, nesse caso, veremos que apesar de todos os problemas, o Twitter ainda mantém uma base de usuários bem engajada. No dia que o Threads teve o pico de tráfego com 49 milhões de usuários, o Twitter estava com 109 milhões. Ou seja, o Threads alcançou apenas 45% do tráfego do Twitter.

threads week 2

E olhando os números de maneira mais fria, podemos perceber que o lançamento do Threads não afetou tanto assim o Twitter. Por exemplo, nos dois dias posteriores ao lançamento do Threads, o volume de tráfego no Twitter caiu apenas 5%.

Além disso, o tempo médio de utilização do Twitter caiu apenas 4,3%, chegando a 25 minutos por dia. É um tempo ainda superior ao máximo atingido pelo Threads. Em outras palavras, a nova rede social da Meta não conseguiu superar o passarinho azul em tempo médio de uso também.

Motivos para a queda

Alguns fatores explicam essa queda de rendimento do Threads. O seu crescimento meteórico se deve, em boa parte, por usuários curiosos. Gente que só queria saber o que era e como usava esse tal de Threads. A integração com o Instagram e a facilidade para se criar uma conta também contribuíram para o aumento exponencial do número de usuários. Passada a novidade, os curiosos simplesmente abandonaram a plataforma.

Threads

Outro motivo que pode explicar isso é que o app não foi lançado na União Europeia por questões de privacidade. Se o Threads estivesse ativo na Europa, certamente o número de usuários e o tempo de utilização seriam bem maiores.

Mas o principal fator para a perda de interesse no Threads é a falta de novidades e recursos. O próprio Adam Mosseri, CEO do Instagram, revelou em entrevista que a nova rede social foi feita em apenas 5 meses. Então ela ainda está muito “crua” e falta uma série de recursos importantes.

A falta de uma versão web, de um feed que mostre o conteúdo apenas de quem você segue, de hashtags clicáveis, de um Trending Topics, dentre outros recursos fazem com que o Threads não seja tão interessante quanto o Twitter.

Fonte: SimilarWeb

Sobre o Autor

Avatar de Felipe Alencar
Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X