A Adobe atualizou o Flash Player 10.2, agora disponível também para Android 3.0, versão destinada aos tablets. Ele já pode ser pego no Market.
Embora o lançamento da versão final tenha sido feito agora, o melhor proveito do Flash Player no Honeycomb será com uma atualização do Android que deve sair em breve. Por meio da atualização o Flash suportará aceleração de vídeo HD (720p) em alguns dispositivos. Usuários da versão atual (3.0.1) não sentirão efeito dessa capacidade, todavia as outras melhorias e correções do Flash já podem ser aproveitadas. Aparentemente a atualização referida é a 3.1 (do Android).
O Flash é polêmico ao se tratar de consumo de bateria, já que exige muito processamento. Mesmo com todas as alterações nas versões recentes, ainda fica bem clara a diferença de um Android com e sem Flash Player, diferença essa que se percebe ao fazer uso intensivo dele no navegador.
Dada a “fragmentação” do Android e liberdade dos fabricantes, nem todos os dispositivos podem oferecer a mesma experiência. A Adobe mantém uma lista dos dispositivos testados e certificados para o Flash que pode ser consultada antes de considerar uma compra.
Usuários do Xoom e outros tablets devem comemorar o lançamento, já que vários tipos de sites poderão ser acessados com recursos completos, como jogos. Mas como foi dito, para melhor experiência será necessário esperar uma atualização do Android.