Assim como já acontece com o Windows 10, o novo Windows 11 também conta com diversos processos que ficam executando em segundo plano, sem que o usuário ao menos saiba que eles estão ali ativos. Mas agora, será possível fechar esses processos de forma mais fácil.
A novidade traz uma opção diretamente no ícone de cada aplicativo, tornando o processo mais simples. Entenda melhor como ela vai funcionar.
Leia também:
Precisa disso!? Microsoft coloca marca d’água no Windows 11 em PCs incompatíveis
Espião: análise mostra que Windows 11 envia dados de usuários para diversas empresas
Novo atalho facilitará o processo de finalização de tarefas
Muitos dos processos que rodam em segundo plano em um computador são importantes para o bom funcionamento do sistema operacional, como por exemplo o File Explorer, o centro de notificações, as configurações, entre outros. Porém outros também acabam entrando na lista como aplicativos de terceiros e itens da área de trabalho.
Assim, pode ser que muitos processos estejam em execução e todos eles são ativados quando o Windows é ligado. Mesmo com a maioria deles sendo importantes e inofensivos, pode acontecer de um e outro ser a fonte de uma dor de cabeça, deixando o computador mais lento ou até mesmo travando o sistema.
Atualmente quando um aplicativo ou tarefa não está respondendo, é preciso abrir o Gerenciador de Tarefas, procurar esse processo na lista e então finalizá-lo. Mas com a chegada da nova Windows 11 Build 25300, a Microsoft trouxe uma nova forma de fazer isso, e de um jeito mais simples.
O novo recurso permite que o usuário possa clicar com o botão direito em cima do ícone de um aplicativo ou de um processo e então já vai mostrar a opção “Finalizar a tarefa” ali mesmo na lista, sem a necessidade de abrir o Gerenciador de Tarefas.
Ao clicar nessa opção, ele faz o mesmo que o botão presente o Gerenciador, então é apenas um atalho mesmo.
Atualmente o Windows 11 permite que o usuário possa fechar qualquer processo tanto pelo Gerenciador de Tarefas quanto pelo Prompt de Comando, o PowerShell e pelas Configurações, desde que seja possível identificar o nome ou o PID (Identificador de processo). Uma das novidades da nova versão do sistema é que o Gerenciador agora vem com uma barra de pesquisas, facilitando a busca de um processo em particular.
A nova Build do Windows 11 traz mais novidades
Além desse novo atalho para o botão de Finalizar Tarefa, a nova Build 25300 do Windows 11 também trouxe outras novidades. Uma delas é a atualização para alguns recursos de acessibilidade. O recurso Live Caption ganha suporte para novos idiomas, sendo eles o chinês (simplificado e tradicional), francês, alemão, italiano, japonês, português (Brasil), espanhol e muito mais.
A empresa também mostrou estar trabalhando para trazer designs diferentes para os layouts de encaixe, ajudando a melhorar a descoberta do recurso e o uso no dia a dia. Um exemplo é que agora os layous de encaixe já contam com o ícone da janela do aplicativo e um título descritivo.
Vale lembrar que a Microsoft está trazendo muitas novidades como teste na nova versão do sistema, porém a maioria delas fica oculta, só sendo descobertas por quem realmente começar a mexer no código para descobrir algo. Já a novidade do atalho de Finalizar Tarefa deverá estar disponível para todos em uma atualização cumulativa mensal nas próximas semanas.
Fonte: windowslatest