Após uma espera que pareceu uma eternidade no ritmo acelerado da internet, o Threads, também conhecido como o “Twitter do Instagram”, finalmente introduziu uma das funcionalidades mais solicitadas: um feed cronológico que exibe publicações exclusivamente das pessoas que o usuário segue.
A nova plataforma da Meta foi lançada no dia 05 de julho. O feed cronológico, porém, só chegou 20 dias depois. Não parece muito, mas foi o suficiente para o Threads ver o seu engajamento despencar em mais de 70%.
Leia também
Tudo o que você precisa saber sobre o Threads
Threads registra queda de 70% no engajamento
Threads agora tem o feed “Seguindo”
A novidade foi oficialmente anunciada pelo CEO da Meta, Mark Zuckerberg, em seu canal de transmissão no Instagram e também em uma postagem no Threads.
A atualização divide a tela principal do Threads em duas abas distintas: “Para você“, que continua a apresentar sugestões baseadas em algoritmos, e “Seguindo“, que, como o nome sugere, mostra apenas as postagens das contas que o usuário optou por seguir. Esta mudança torna a experiência do Threads um pouco mais semelhante a plataformas como o Twitter (que agora se chama apenas X).
No entanto, é válido ressaltar que Mark Zuckerberg não é muito fã de feeds cronológicos e que não depende de algoritmos. Tanto é que a novidade está “escondida” no Threads. Ao abrir o aplicativo, você visualiza apenas o feed algorítmico (aquele que todo mundo odiou). Para ver o feed cronológico você deve tocar na logo da rede social. Depois disso as duas abas (Para Você e Seguindo) aparecem.
Ainda falta muita coisa para o Threads ser usável
Além disso, Zuckerberg também destacou a adição de uma funcionalidade de tradução, permitindo aos usuários compreender postagens em diferentes idiomas com facilidade. Esta é uma adição bem-vinda, especialmente considerando a diversidade global dos usuários da plataforma.
Desde o lançamento do Threads, uma das principais críticas era a ausência de um feed exclusivo para as contas seguidas pelo usuário. Anteriormente, o feed era dominado por postagens determinadas por algoritmos, muitas vezes incluindo perfis e marcas que o usuário não havia escolhido seguir. Esta atualização, portanto, é uma resposta aos clamores da comunidade.
Mas nem tudo são flores, obviamente. O feed cronológico/seguindo não é exibido por padrão. Sempre que você entrar de novo no Threads, ele vai exibir o feed algorítmico primeiro. E toda vez será preciso tocar na logo da plataforma para exibir o feed cronológico. Nas configurações também não há nenhuma opção para definir qual feed deve ser exibido primeiro.
De qualquer forma, ainda falta muita coisa para o Threads alavancar de vez como uma nova rede social. A ausência de uma interface web é o que mais pesa, no momento. Afinal, como ser um hard user de uma rede social baseada em texto sendo que você só pode postar pelo celular? Isso não é nada intuitivo.
O desafio que Mark Zuckerberg e equipe têm pela frente é enorme: melhorar a experiência do usuário e, assim, reter e atrair mais usuários, solidificando sua posição no concorrido mercado da atenção.
Fonte: The Verge
Deixe seu comentário