Rapaz, que situação… Imagine só você comprar um produto super caro, ficar naturalmente ansioso pela chegada do objeto e quando finalmente a encomenda cai em suas mãos você descobre que foi enganado. Foi justamente o que aconteceu com Maurício Takeda, filho do icônico cartunista Maurício de Souza, criador da Turma da Mônica.
Ele relatou em seus perfis no TikTok e Instagram que comprou uma placa de vídeo GeForce RTX 3090 Ti no site da Amazon pelo valor de R$ 14.500. A compra foi feita no dia 02 de julho. No dia seguinte, a encomenda chega em sua casa. Mas qual não foi a sua surpresa quando, ao abrir a caixa, ele se depara com três potes cheios de areia? Ele comentou: “Sou uma pessoa calma, mas fiquei em choque”.
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Ele disse também que desconfiou logo que segurou a caixa. Sentiu que a distribuição do peso estava diferente. Apesar de lacrada, a caixa estava bastante amassada. E por isso Maurício pediu que a sua esposa gravasse a abertura da caixa, justamente para comprovar qualquer irregularidade.
Empresa não soluciona a situação
https://www.tiktok.com/@maurisousa_/video/7119666408211942661
Desde então Maurício Takeda está em uma verdadeira saga para tentar reaver o dinheiro ou receber o produto correto. Mas até o momento ele não obteve sucesso. Todos os prazos dados por e-mail e pelo SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) da empresa já estouraram. Ele conta em suas redes sociais:
“Eles não puderam fazer muita coisa, além de repassar o meu problema para um outro departamento de ‘objetos de alto valor’ que, curiosamente, não atende os clientes por telefone. Me mandaram um e-mail praticamente incompreensível me pedindo uma declaração.
Preenchi a declaração e me deram 3 dias para resolver. Só que depois dos 3 dias, disseram que na verdade eram 7 dias úteis. Já se foram os 7 dias úteis e me pediram mais 48 horas. Continuo sem minha placa de vídeo e com 3 potes de areia supervalorizados”.
Outras medidas foram adotadas
E para piorar a situação, Maurício Takeda disse que em uma das ligações com o teleatendimento da empresa, a atendente lhe passou um link que supostamente resolveria a situação. Mas era um link para deletar para sempre sua conta na Amazon. Quando ele ligou de volta, a atendente, com sotaque espanhol, desligou na sua cara ao reconhecer sua voz. Ou seja, tá com muito cara de golpe isso aí.
O mais intrigante, no entanto, é que a compra foi feita e entregue pela própria Amazon. A situação seria mais compreensível se a compra tivesse sido feita em um marketplace. Mas não foi o caso.
Além de tentar resolver o problema diretamente com a Amazon, Maurício Takeda registrou um Boletim de Ocorrência, fez reclamações formais em sites especializados e entrou com uma ação judicial no Tribunal de Pequenas Causas.
Resposta da Amazon
O portal de notícia G1 entrou em contato com a Amazon e recebeu a seguinte resposta:
“A Amazon.com.br está em contato com o cliente para solucionar o caso. A Amazon possui uma política de devolução e reembolso que protege os clientes que desejam retornar produtos adquiridos”.
Se com uma pessoa “famosa” a situação está desse jeito, imagine com um anônimo qualquer. Será que esse problema seria resolvido?
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